Vaticano: Papa defende «cultura do encontro» como caminho para a paz

Leão XIV recebeu representantes da comunidade indonésia, recordando viagem de Francisco ao arquipélago

Cidade do Vaticano, 22 set 2025 (Ecclesia) – O Papa recebeu hoje representantes da comunidade indonésia em Roma, recordando a viagem de Francisco ao arquipélago, em setembro de 2024.

“Sinto-me encorajado pela forma como praticam esta solidariedade – desde acolher novos migrantes até partilhar a vossa cultura com as comunidades locais. Estes são exemplos claros da ‘cultura do encontro’, que é o fundamento da paz e da comunhão”, disse Leão XIV, numa intervenção divulgada pela sala de imprensa da Santa Sé.

“Exorto-vos a ser profetas da comunhão num mundo que tantas vezes procura dividir e provocar. O caminho do diálogo, o caminho da amizade, pode ser desafiante, mas produz o fruto precioso da paz”, acrescentou.

A audiência, com cerca de 200 participantes, assinalou ainda os 75 anos de relações diplomáticas entre a Santa Sé e a Indonésia.

“A histórica visita papal do ano passado, realizada pelo meu venerável predecessor, aprofundou esta amizade e trouxe uma mensagem de esperança ao vosso vasto arquipélago. Também deu ao mundo uma expressão tangível da cooperação inter-religiosa”, indicou o Papa, ao evocar a declaração assinada por Francisco e pelo grande imã da Mesquita de Istiqlal.

Este encontro em si é um sinal dos bons frutos da fé e da unidade. Mesmo longe de casa, preservam as vossas tradições vibrantes e cuidam uns dos outros. Agradeço-vos pelos fortes laços que mantêm com os vizinhos cristãos e não cristãos”.

 

Leão XIV deixou elogios à minoria católica na Indonésia, sublinhando que são cidadãos “dedicados ao Evangelho e à construção da harmonia na sociedade”.

“Na esperança de que continuem a ser construtores de pontes entre povos, culturas e credos, confio-vos à Virgem Maria, Mãe da Igreja. Por sua intercessão, que continuem a ser peregrinos da esperança e artesãos da paz”, concluiu.

OC

Partilhar:
Scroll to Top