Vaticano: Papa cumprimentou participantes em campo de férias, incluindo crianças da Ucrânia

«Todos podemos ser amigos, irmãos, irmãs», disse Leão XIV

Foto: Vatican Media

Cidade do Vaticano, 03 jul 2025 (Ecclesia) – O Papa encontrou-se hoje no Vaticano com centenas de crianças, em campos de férias, incluindo participantes da Ucrânia, acompanhados pela Cáritas Italiana.

“É importante respeitar-nos, não parar nas diferenças, mas construir pontes, amizade, todos podemos ser amigos, irmãos, irmãs”, disse Leão XIV, numa saudação em inglês particularmente dirigida às crianças ucranianas.

Respondendo a uma pergunta sobre a guerra, o Papa sublinhou que é necessário aprender a ser “construtores de paz e amizade”.

“Jesus chama-nos a ser todos amigos”, acrescentou, convidando a “aprender desde pequenos a ter respeito mútuo, ver no outro alguém como eu”.

O Auditório Paulo VI acolhe cerca de 310 crianças e jovens que participam nas atividades de verão ‘Estate Ragazzi’, para filhos de funcionários do Vaticano, a que se juntaram esta manhã mais 300 crianças e jovens vindos da Ucrânia, que passam algumas semanas na Itália, com a ajuda da Cáritas.

Segundo nota enviada aos jornalistas pela sala de imprensa da Santa Sé, Leão XIV “conversou com as crianças e respondeu a algumas perguntas”.

“O Papa falou sobre a sua infância, sobre a participação na Missa, onde encontrava outros jovens, outros amigos, mas acima de tudo o lugar onde encontrava o melhor amigo, Jesus”, refere a nota.

As crianças e os jovens ofereceram presentes, incluindo objetos feitos por eles durante o acampamento de verão e brindes do ‘Estate Ragazzi’, além de desenhos e trabalhos das crianças e jovens ucranianos.

No final, depois de tirarem fotos juntos, Leão XIV convidou todos a rezarem juntos uma Ave-Maria e abençoou os presentes.

OC

Partilhar:
Scroll to Top