Vaticano: Papa critica manipulações ideológicas da mensagem cristã na América Latina

Missa na Basílica de São Pedro assinalou festa de Nossa Senhora de Guadalupe

Cidade do Vaticano, 12 dez 2023 (Ecclesia) – O Papa alertou hoje, no Vaticano, para as manipulações ideológicas da mensagem cristã na América Latina, falando durante a Missa que assinalou a festa de Nossa Senhora de Guadalupe.

“A mensagem guadalupana não tolera ideologias de nenhum tipo. Só a imagem, a tilma [manta típica], as rosas”, disse na homilia, em espanhol, que pronunciou na Basílica de São Pedro.

Francisco destacou a simplicidade da aparição mariana ao indígena São Juan Diego, em dezembro de 1531, na colina de Tepeyac, México.

“Ela é minha mãe, ela está aqui. Esta mensagem defende-nos de tantas ideologias sociais e políticas com que esta realidade guadalupana é tantas vezes usada”, apontou.

Perante milhares de pessoas reunidas no Vaticano, o Papa observou que Nossa Senhora de Guadalupe se apresenta com “a imagem da primeira discípula, da mãe dos fiéis, da própria Igreja”.

Francisco assinalou que a Virgem pede a Juan Diego que faça “um pequeno trabalho, colha algumas flores”.

“O ato de colhê-las revela que Deus quer que aceitemos esse dom, que perfumemos a nossa frágil realidade com obras de bem, eliminando o ódio e o medo”, prosseguiu.

A intervenção destacou ainda a “simplicidade dos pequenos gestos de amor”, que deixam a “imagem de uma Igreja que carrega Cristo no seu seio”.

A celebração foi animada pelo coro do Pio Colégio Latino-Americano, juntamente com o do Colégio Mexicano e da Capela Sistina, tendo sido encerrada ao som do cântico “La Guadalupana”.

OC

Partilhar:
Scroll to Top