Publicações: Revista com mais de 700 fotografias mostra a JMJ Lisboa 2023 e a peregrinação dos símbolos nas 21 dioceses de Portugal

50 fotógrafos colaboraram na publicação «Todos, todos, todos», da Revista Lumen e Agência Ecclesia, à venda nas livrarias católicas ou adquirida através da Conferência Episcopal Portuguesa

Lisboa, 12 dez 2023 (Ecclesia) – A Revista “Todos, todos, todos”, publicada pela Agência Ecclesia e a revista Lumen, da Conferência Episcopal Portuguesa, apresenta mais de 700 imagens da Jornada Mundial da Juventude Lisboa 2023 (JMJ) e da peregrinação dos símbolos da JMJ.

As imagens foram capturadas através da lente de mais de 50 fotógrafos, o que segundo Manuel Costa, responsável pelo grafismo e paginação da obra, reflete a “abrangência” da revista.

“Se fosse um fotógrafo só, nós tínhamos só um olhar daquela pessoa”, afirmou, ressaltando que “Todos, todos, todos” inclui fotografias das “mais variadas formas e dos mais variados sítios”.

“Este livro serve para ter numa estante, mas também pode ser para ser visto todos os dias ou durante um dia […], porque é um livro muito rico, tanto a nível de foto como a nível de texto”, destacou Manuel Costa, no Programa Ecclesia, transmitido esta terça-feira na RTP2.

A revista é composta por 280 páginas e contém também os “discursos, homilias e mensagens do Papa Francisco, bem como mensagens e saudações de outros intervenientes”.

Arlindo Homem é um dos fotógrafos que tem as imagens impressas neste álbum fotográfico e tem marcada na memória a experiência que viveu em agosto.

“Andámos seis dias carregados, eu, no meu caso, e eles [fotógrafos] também, com o computador, com a máquina fotográfica, com quatro ou cinco objetivas, mas foi muito compensador. Eu, quando chegou o domingo, já estava com saudades dos dias anteriores”, lembra.

O fotógrafo não esquece um momento que, segundo garante, marcou-o “muito”.

Arlindo Homem tinha finalizado o trabalho num dos dias da JMJ, quando chegou aos Restauradores, em Lisboa, e deparou-se com uma macha de jovens a cobrir a avenida da Liberdade.

“Já não via alcatrão. Via jovens sentados, deitados, a cantar, a dançar, e eu pensei assim: ‘Estas fotos vão ficar para o resto da vida’. Eu, se calhar, já durante a minha existência, não vou fotografar como está composta esta Avenida da Liberdade. Cheia de jovens. Eu acho que eles nem viam o Papa lá em cima, mas lá estavam, com muita humildade, com muita alegria. Fantástico!”, recordou.

A revista pode ser encontrada à venda em todas as livrarias católicas ou adquirido através da Conferência Episcopal Portuguesa.

A JMJ Lisboa 2023 decorreu de 1 a 6 de agosto e nas cerimónias finais contabilizou cerca de 1,5 milhões de participantes.

Publicações: «Todos, todos, todos» reúne as imagens e as «intensas mensagens» da JMJ e da peregrinação dos símbolos

HM/LJ/

Partilhar:
Scroll to Top