Vaticano: Papa convoca vigília de oração pela paz, com presença da imagem de Nossa Senhora de Fátima

Leão XVI convida católicos à recitação do Rosário, em outubro

Foto: Santuário de Fátima

Cidade do Vaticano, 24 set 2025 (Ecclesia) – O Papa anunciou hoje a celebração de uma vigília de oração pela paz, a 11 de outubro, que vai contar com a presença da imagem de Nossa Senhora de Fátima, venerada na Capelinha das Aparições.

“Na noite de sábado, 11 de outubro, às 18h00 [menos uma em Lisboa], rezaremos o Rosário juntos aqui na Praça de São Pedro, na vigília do Jubileu da Espiritualidade Mariana, lembrando também o aniversário da abertura do Concílio Vaticano II”, disse Leão XIV, no final da audiência pública semanal.

Perante milhares de peregrinos reunidos no Vaticano, o pontífice recordou que o próximo mês de outubro “é particularmente dedicado ao Santo Rosário” na tradição católica.

“Convido todos a rezar o Rosário pela paz, todos os dias do próximo mês, pessoalmente, em família, em comunidade. Além disso, convido todos aqueles que prestam serviço no Vaticano a viver esta oração na Basílica de São Pedro, diariamente”, acrescentou.

A imagem de Nossa Senhora de Fátima, venerada na Capelinha das Aparições, vai voltar ao Vaticano por ocasião do Jubileu da Espiritualidade Mariana, que decorre entre 11 e 12 de outubro.

Esta é a quarta vez que a imagem sai do Santuário de Fátima para Roma: a primeira foi em 1984, por ocasião do Jubileu Extraordinário da Redenção de 1984, quando a 25 de março São João Paulo II consagrou o mundo ao Imaculado Coração de Maria; a segunda vez no Grande Jubileu do Ano

O Santuário de Fátima informou esta manhã, em comunicado, que a imagem parte da Cova da Iria no dia 10 de outubro, de modo a estar presente no programa organizado pelo Dicastério para a Evangelização (Santa Sé).

“Serão dois os momentos em que o Papa Leão XIV estará junto à imagem da Virgem Maria: no sábado, dia 11, às 18h00, na vigília de oração, na Praça S. Pedro; e na Missa a que preside, no domingo, 12 de outubro, às 10h30, também na Praça de S. Pedro”, refere a nota.

Ao longo do dia 11 de outubro, os peregrinos do Jubileu vão ter oportunidade de venerar a imagem de Nossa Senhora de Fátima na igreja de Santa Maria in Traspontina, junto ao Vaticano.

De tarde, tem início a procissão que percorre parte da Via da Conciliação, ligando a cidade de Roma à Praça de São Pedro.

OC

Partilhar:
Scroll to Top