Cidade do Vaticano, 05 mai 2017 (Ecclesia) – O Papa Francisco foi convidado a visitar o Líbano, durante uma audiência no Vaticano com o patriarca maronita Bechara Boutros Rai.
De acordo com a Rádio Vaticano, aquele responsável está em Roma a participar num Plenário da Secretaria para a Comunicação da Santa Sé, e aproveitou a ocasião para entregar ao Papa um “convite oficial” para visitar o Líbano.
A mesma fonte recorda que em junho de 2016, Francisco já tinha sido convidado a visitar o País dos Cedros, na altura pelo diretor nacional das Pontifícias Obras Missionárias do Líbano, o padre Rouphael Zgheib.
Nessa ocasião, o Papa argentino respondeu ‘e vocês libaneses, quando é que elegem um novo presidente?’, uma vez que o Líbano estava num impasse de liderança política que durou cerca de dois anos e meio.
O protocolo diplomático do Vaticano exclui viagens papais a nações que vivam num contexto de instabilidade deste género.
Entretanto, a 31 de outubro de 2016, a nação libanesa elegeu como presidente Michel Aoun, líder do Movimento Patriótico Livre, que já foi recebido em audiência por Francisco, em março deste ano.
Depois do encontro, Michel Aon adiantou que o Papa tinha expressado a sua vontade em visitar o Líbano.
JCP