Cidade do Vaticano, 30 nov 2016 (Ecclesia) – O Papa destacou hoje a necessidade de “reencontrar o sentido da política” numa audiência a políticos franceses eleitos na Região de Rhône–Alpes, sudeste da França, que participam numa peregrinação a Roma.
“A busca do bem comum que os anima deve conduzi-los a escutar com atenção as pessoas em condição de precariedade, sem esquecer os migrantes que fugiram dos seus países por causa da guerra, da miséria e da violência”, disse Francisco, no Vaticano.
Na audiência, o Papa assinalou que a sociedade francesa é “rica de potencialidades e diversidades” que se podem tornar oportunidades, mostrando a convicção de que os políticos podem contribuir para a construção de “uma sociedade mais justa e mais humana, acolhedora e fraterna”.
Essa sociedade pode ser construída se os valores franceses de liberdade, igualdade e fraternidade não forem “apenas exibidos de maneira ilusória” mas aprofundados e compreendidos no “seu fundamento transcendente”.
Segundo o pontífice argentino, está a decorrer um debate sobre “valores comuns e orientações reconhecidas para todos” em que os cristãos são chamados a participar para “promover o crescimento de um mundo melhor”, com crentes de todas as religiões, “os homens de boa vontade e também os não-crentes”.
A Sala de Imprensa da Santa Sé informa que os políticos eleitos na Região de Rhône–Alpes estão em peregrinação acompanhados pelo arcebispo de Lyon, cardeal Philippe Barbarin.
CB/OC