Vaticano: Papa convida jornalistas a contribuir no caminho sinodal

Francisco diz que Igreja está a viver ensinamentos do Concílio Vaticano II

Foto: Vatican Media

Cidade do Vaticano, 31 out 2022 (Ecclesia) – O Papa disse hoje no Vaticano que os jornalistas podem contribuir no processo do Sínodo 2021-2024, falando a uma organização italiana de imprensa.

“Caminhar de forma sinodal significa viver plenamente a eclesialidade, como ensinou o Concílio Vaticano II, que estava a dar os seus primeiros passos há sessenta anos”, indicou Francisco, durante a audiência que concedeu esta segunda-feira.

A intervenção convidou os profissionais dos media a oferecer o seu “contributo específico para este caminho da Igreja”.

O encontro com os membros da Coordenação das Associações para a Comunicação (Copercom) aconteceu por ocasião do 25.° aniversário de fundação da organização, que coloca em rede várias associações italianas que trabalham no campo da comunicação.

“A fraternidade de vida pode abrir uma janela importante numa época de grande conflitualidade. Que vocês sejam, no compromisso diário, testemunhas e tecelões de comunhão”, pediu o Papa aos jornalistas.

Francisco confiou o trabalho dos profissionais a São Francisco de Sales, patrono dos jornalistas e comunicadores, e ao Beato Carlo Acutis (1991-2006), que “mostra como é importante ser criativo e engenhoso no mundo da comunicação digital”.

O Papa iniciou seu discurso afirmando a importância da escuta para uma boa comunicação.

“Trata-se de aprender a ficar em silêncio, antes de tudo dentro de si mesmo, e a respeitar o outro: respeitá-lo não formalmente, mas na verdade, ouvindo-o, porque cada pessoa é um mistério”, precisou.

OC

Sínodo 2021-2024: Novo documento de trabalho apela à inclusão dos «exilados da Igreja»

Partilhar:
Scroll to Top