Vaticano: Papa sublinha inspiração de São Francisco de Assis, «homem da paz»

Francisco assinala VIII Centenário Franciscano (2023-2026)

Papa em Assis (arquivo)
Foto: Vatican Media

Cidade do Vaticano, 31 out 2022 (Ecclesia) – O Papa associou-se hoje à celebração do VIII Centenário Franciscano, que se celebra entre 2023e 2026, evocando a figura de São Francisco de Assis como “homem da paz”.

“Francisco é o homem da paz, o homem da pobreza e o homem que ama e celebra a criação. Mas qual é a raiz de tudo isso, qual é a fonte? Jesus Cristo. A fonte de toda sua experiência é a fé”, disse, numa audiência aos membros da Coordenação Eclesial para este centenário, recebidos no Vaticano.

O primeiro Papa na história da Igreja Católica sublinhou que o Santo de Assis deve inspirar todos a “ouvir, caminhar e anunciar às periferias”.

Francisco deixou votos de que as celebrações do próximo centenário saibam “conjugar a imitação de Cristo e o amor pelos pobres”.

A intervenção, divulgada pelo Vaticano, recordou um “viajante incansável”, que atravessou a pé várias povoações e aldeias da Itália, para “estar perto das pessoas e eliminar a distância entre a Igreja e o povo”.

“Essa mesma capacidade de ‘ir ao encontro’, em vez de ‘esperar na porta’, é o estilo de uma comunidade cristã que sente a urgência de ser próxima em vez de se fechar em si mesma”, disse ainda o Papa.

OC

Partilhar:
Scroll to Top