Vaticano: Papa convida a reforçar «paixão pela humanidade»

Mensagem aos participantes no «Encontro para a Amizade entre os Povos», em Rimini

Cidade do Vaticano, 19 ago 2022 (Ecclesia) – O Papa dirigiu hoje uma mensagem aos participantes no ‘Encontro para a Amizade entre os Povos’, que se vai iniciar este sábado, em Rimini (Itália), sublinhando a importância da fraternidade e da solidariedade.

“O Santo Padre espera que os organizadores e participantes do Encontro de 2022 acolham este apelo com coração feliz e disponível, continuando a colaborar com a Igreja universal no caminho da amizade entre os povos, expandindo a paixão pela humanidade em todo o mundo”, refere o texto, enviado através do secretário de Estado do Vaticano, cardeal Pietro Parolin.

A mensagem, divulgada pela Santa Sé, parte do tema escolhido para esta edição do ‘Meeting de Rimini’, como é conhecido: “A paixão pelo homem”.

“O Evangelho aponta o Bom Samaritano como modelo de paixão incondicional por cada irmão e irmã que se encontra no caminho; e por isso tem profunda sintonia com o tema do encontro”, pode ler-se.

O texto evoca a experiência de muitos que “viveram a solidão durante a pandemia ou que tiveram de abandonar tudo para escapar da violência da guerra”.

A paixão de Cristo pelo destino de cada criatura deve animar o olhar do crente para todos: um amor gratuito, sem medida e sem cálculos”.

A mensagem alerta para “o egoísmo e os interesses partidários” que parecem ditar a agenda na vida pessoal e comunitária.

“A pandemia e a guerra parecem ter alargado o fosso, retrocedendo o caminho para uma humanidade mais unida e solidária”, adverte o cardeal Parolin, num documento que cita várias intervenções dos Papas Francisco e Bento XVI.

O movimento ‘Comunhão e Libertação’, escolheu o tema ‘Emergência ser humano’ para a 43ª edição do ‘Encontro da Amizade entre os Povos’, que decorre de 20 a 25 de agosto.

A iniciativa reúne anualmente conferencistas e protagonistas ligados à teologia e à Bíblia, à política, à economia, à religião e à ciência, às questões sociais, às cultura e ao desporto.

O programa proposto pelo movimento fundado pelo padre Luigi Giussani é composto por debates, concertos, peças de teatro, filmes, competições desportivas, exposições, concertos, entre outras atividades.

OC

Partilhar:
Scroll to Top