Vaticano: Papa convida a brincar e aprender com as crianças para entender nascimento de Jesus

Francisco realça lição de «humildade» de um Deus que se fez menino

Cidade do Vaticano, 30 dez 2015 (Ecclesia) – O Papa defendeu hoje no Vaticano que é preciso brincar e aprender com as crianças para entender a lição de “humildade” do nascimento de Jesus, que se celebra no Natal.

Na última audiência pública de 2015, perante milhares de pessoas reunidas na Praça de São Pedro, Francisco afirmou que a imagem do Menino Jesus contradiz a “pretensão de autonomia” do ser humano e deve levar cada pessoa a “acolher a verdadeira liberdade, que consiste em reconhecer quem está à nossa frente e servi-lo”.

“Seria muito bonito, hoje, quando voltássemos a casa, ir ao pé do presépio e beijar o Menino Jesus para dizer ‘Jesus, eu quero ser humilde como tu, humilde como Deus’ e pedir-lhe esta graça”, acrescentou.

No contexto das celebrações de Natal, o Papa disse que os crentes são chamados a meditar sobre a infância de Jesus, “observando as crianças”, que precisam de “atenção” e “proteção”.

“Temos de fazer sorrir o Menino Jesus, demonstrando-lhe o nosso amor e alegria por o termos connosco”, assinalou.

Francisco recordou que as crianças gostam de brincar, o que exige aos adultos que “entrem na sua lógica” para poder brincar com elas.

“Se queremos que ela se divirta, é preciso compreender o que lhe agrada”, insistiu.

A intervenção destacou o “significado peculiar” para fé cristã do faceto de ter havido “um tempo em que, na pessoa divina e humana de Cristo, Deus foi uma criança”, para “mostrar o rosto do Pai, rico de amor e misericórdia”.

“Jesus também quer que o apertemos nos nossos braços, que lhe demonstremos o nosso amor, o nosso interesse”, declarou.

Nas saudações aos peregrinos, Francisco deixou uma mensagem aos lusófonos, “desejando a cada um que resplandeça sempre, nos corações, famílias e comunidades, a luz do Salvador, que revela o rosto terno e misericordioso do Pai do Céu”.

“Abracemos o Deus Menino, colocando-nos ao seu serviço: Ele é fonte de amor e serenidade. Ele vos abençoe com um Ano Novo sereno e feliz”, prosseguiu.

OC

Partilhar:
Scroll to Top