Vaticano: Papa conversou ao telefone com a primeira-ministra da Itália

Giorgia Meloni apontou a trabalho conjunto sobre desenvolvimento «ético» da inteligência artificial

Foto: Agência ECCLESIA/OC

Octávio Carmo, enviado da Agência ECCLESIA ao Vaticano

Cidade do Vaticano, 15 mai 2025 (Ecclesia) – O Papa conversou hoje ao telefone com a primeira-ministra da Itália, Giorgia Meloni, adiantou a responsável política, numa nota confirmada pelo Vaticano.

“A presidente Meloni renovou ao Santo Padre os parabéns, pessoais e do Governo italiano, pela eleição ao trono de Pedro e sublinhou o vínculo indissolúvel que une a Itália ao vigário de Cristo”, refere a nota divulgada pelo executivo transalpino.

O comunicado sublinha que “a Itália aprecia e apoia os esforços da Santa Sé pela paz e pelo fim dos conflitos em todos os cenários de crise onde as armas substituíram o confronto e o diálogo”.

Giorgia Meloni “renovou a disponibilidade da Itália para continuar a trabalhar, juntamente com a Santa Sé, por um desenvolvimento ético e ao serviço do homem da inteligência artificial”.

“Este desafio esteve no centro da presidência italiana do G7 e a sua centralidade – para a defesa da dignidade humana, da justiça e do trabalho – foi recordada pelo Papa Leão XIV por ocasião do seu encontro com os cardeais no passado dia 10 de maio”, conclui a nota.

O novo Papa, eleito a 8 de maio, já tinha conversado telefonicamente com o presidente da Ucrânia.

A Missa de início do ministério petrino de Leão XIV vai ser celebrada este domingo, na Praça de São Pedro (09h00 de Lisboa), com a presença de vários chefes de Estado e de Governo, além de responsáveis de Igrejas cristãs e representantes de outras religiões.

OC

Leão XIV: Papa convida cardeais a «plena adesão» ao Concilio Vaticano II e indica «outra revolução industrial» na inspiração da escolha do nome (c/vídeo)

Partilhar:
Scroll to Top