Vaticano: Papa passou noite tranquila, iniciando 21.º dia de internamento

Francisco tem quadro clínico «estável» e aumentou atividade, ligando para a Paróquia de Gaza

Foto: Lusa/EPA

Cidade do Vaticano, 06 mar 2025 (Ecclesia) – O Vaticano informou esta manhã que o Papa passou a noite “tranquilamente” e que se encontrava a descansar, iniciando assim o 21.º dia de internamento no Hospital Gemelli, de Roma.

Após ter acordado, Francisco “prosseguiu os tratamentos incluindo a fisioterapia motora ativa”, refere o portal ‘Vatican News’, acrescentando que “como previsto, após a ventilação mecânica não invasiva durante a noite, regressou à oxigenação de alto  débito com a utilização de cânulas nasais”.

Na tarde de quarta-feira, o boletim diário falava num quadro clínico “estável”, sem qualquer episódio de insuficiência respiratória durante o dia.

“Como previsto, recebeu oxigenoterapia de alto débito durante o dia e a ventilação mecânica não invasiva será retomada durante a noite. O Santo Padre intensificou a fisioterapia respiratória e a fisioterapia motora ativa”, referia a nota.

Francisco “passou o dia numa poltrona”, dedicando algum do seu tempo a “atividades de trabalho”, tendo telefonado, durante a manhã, ao padre Gabriel Romanelli, pároco da Sagrada Família, em Gaza.

No primeiro dia da Quaresma, o Papa “participou no rito da bênção das cinzas que lhe foi imposta pelo celebrante, tendo depois recebido a Eucaristia”; já durante a tarde, “alternou entre descanso e trabalho”.

“Tendo em conta a complexidade do quadro clínico, o prognóstico permanece reservado”, sublinhava o boletim com informações clínicas.

Francisco, internado desde 14 de fevereiro no Hospital Gemelli, foi diagnosticado com uma infeção polimicrobiana das vias respiratórias, que se agravou para uma pneumonia bilateral, num quadro clínico definido como complexo.

A quarta hospitalização no 10.º andar do Gemelli desde 2021 é já a mais longa do pontificado.

Jorge Mario Bergoglio, de 88 anos, é natural de Buenos Aires, na Argentina; a 13 de março de 2013 foi eleito como sucessor de Bento XVI, escolhendo o inédito nome de Francisco.

OC

Notícia atualizada às 09h44

Partilhar:
Scroll to Top