Vaticano: Papa continua estável e começou a receber visitas

Sala de imprensa da Santa Sé atualiza informações sobre convalescença de Francisco

Foto: Vatican Media

Cidade do Vaticano, 08 abr 2025 (Ecclesia) – A sala de imprensa da Santa Sé informou hoje que o Papa prossegue a sua convalescença em condição “estável” e começou a receber visitas de trabalho, na Casa de Santa Marta.

Segundo as atualizações divulgadas aos jornalistas, Francisco ainda tem uma infeção pulmonar, que “está a diminuir ligeiramente”.

O porta-voz do Vaticano, Matteo Bruni, assinalou que o Papa está de “bom humor”, continuando os tratamentos e a fisioterapia, tanto respiratória como motora.

No segundo andar da Casa de Santa Marta, onde reside, Francisco encontra-se a trabalhar, com telefonemas e trocas de documentos, acompanhando a atividade da Cúria Romana.

Esta segunda-feira, o pontífice recebeu o secretário de Estado do Vaticano, cardeal Pietro Parolin.

Após duas semanas de convalescença, o Papa alterna o seu tempo entre descanso, trabalho e oração, com a celebração da Missa todas as manhãs na pequena capela do segundo andar, mantendo ainda as “videochamadas para a paróquia de Gaza”.

O Vaticano regista “ligeiras melhorias a nível motor, respiratório e da voz”, visíveis no primeiro encontro de Francisco com peregrinos na Praça de São Pedro, no último domingo, desde a sua hospitalização.

Apesar da convalescença “protegida”, dentro das prescrições médicas, o Papa quis estar presente na celebração jubilar e “participar neste momento de proximidade com os peregrinos doentes”, precisa a sala de imprensa da Santa Sé.

Os tratamentos incluem o recurso à oxigenação de alto débito à noite, apenas “quando necessário”.

O Papa regressou à Casa de Santa Marta no dia 23 de março, após o maior internamento do atual pontificado, iniciado a 14 de fevereiro, no Hospital Gemelli, na sequência de uma infeção polimicrobiana das vias respiratórias, que se agravou para uma pneumonia bilateral.

Pela oitava semana consecutiva, o Vaticano vai distribuir apenas por escrito a reflexão para a tradicional audiência geral das quartas-feiras.

Quanto às celebrações da Semana Santa e a possível presença do Papa, o Vaticano indica que a decisão será avaliada “momento a momento”.

OC

Vaticano: 55 dias depois, Papa regressou a São Pedro (c/vídeo)

Partilhar:
Scroll to Top