Pároco local diz que Francisco tem estado sempre com a população

Roma, 18 fev 2025 (Ecclesia) – O Papa Francisco, internado desde sexta-feira no Hospital Gemelli, em Roma, tem mantido os contactos com a única paróquia católica de Gaza, como faz desde o início da guerra, em 2023.
“O Santo Padre ligou-nos nos dois primeiros dias de sua hospitalização, as pessoas estavam esperando às 20h00 (hora de Gaza), como sempre, e apesar de termos tido um apagão em toda a área da cidade, insistiu e conseguiu entrar em contacto conosco por meio de uma videochamada”, relata o padre Gabriel Romanelli, pároco na localidade da Palestina.
O sacerdote argentino destacou que as pessoas manifestaram ao Papa a sua “prox”midade”, tendo Francisco agradecido e abençoado os participantes na chamada.
Em dezembro de 2023, a paróquia foi alvo de um ataque israelita, que matou duas mulheres.
“Desde o início da guerra, o Papa liga todos os dias para rezar, para dar a sua bênção, para cuidar das pessoas”, relata o padre Romanelli, em declarações ao portal de notícias do Vaticano.
O sacerdote assinala que Francisco está “mais cansado”, mas com voz “clara”.
Na noite de domingo, o Papa Francisco enviou uma mensagem escrita para o telemóvel do pároco de Gaza.
“Esperemos que a recuperação aconteça rapidaemente e que ele possa regressar a São Pedro, para continuar asua missão e o seu trabalho”, concluiu.
OC