«Horizonte do crente não é o das paredes e dos arames farpados», disse Leão XIV a grupo de jovens do Mediterrâneo

Cidade do Vaticano, 05 set 2025 (Ecclesia) – O Papa criticou hoje, no Vaticano, a “corrida armamentista” e a “lógica da opressão”, falando a um grupo de jovens dos países do Mediterrâneo.
“Numa época dilacerada por conflitos e violência, onde a corrida armamentista e a lógica da opressão prevalecem sobre o direito internacional e o bem comum, não devemos desanimar, não devemos resignar-nos! E vocês, jovens, com os vossos sonhos e a vossa criatividade, podem dar um contributo fundamental”, disse Leão XIV, numa intervenção divulgada pela sala de imprensa da Santa Sé.
Falando aos representantes de várias nacionalidades que compõem o Conselho dos Jovens do Mediterrâneo, o Papa deixou votos de que todos sejam “sinais de esperança, aquela que não desilude, enraizada no amor de Cristo”.
“O horizonte do crente não é o das paredes e dos arames farpados, mas o do acolhimento recíproco”, apontou, acrescentando que o património de espiritualidade das grandes tradições religiosas nascidas no Mediterrâneo deve ser fonte de paz, de fraternidade e de cuidado da criação.
Essas mesmas religiões foram e, por vezes, ainda são instrumentalizadas para justificar a violência e a luta armada: devemos rejeitar com a nossa vida essas formas de blasfémia, que obscurecem o santo nome de Deus. Por isso, juntamente com a ação, cultivem a oração e a espiritualidade como fontes de paz e linguagens de encontro entre tradições e culturas.”
Leão XIV agradeceu o testemunho de jovens que, apesar de terem línguas e culturas diferentes, estão unidos por “um único grande desejo: a coexistência pacífica dos povos, especialmente aqueles que habitam em volta do Mediterrâneo”.
“Vocês são uma demonstração de que o diálogo é possível, que as diferenças são fonte de riqueza e não motivo de oposição, que o outro é sempre um irmão e nunca um estranho ou, pior ainda, um inimigo”, sustentou.
Promovido pela Conferência Episcopal Italiana, o Conselho dos Jovens do Mediterrâneo nasceu após os encontros de Bari, em 2020, e Florença, em 2022, que reuniram bispos e representantes de muitos países da região.
OC