Vaticano: Papa confirma viagem ao Brasil

Francisco saudou jovens presentes na Praça de São Pedro e antecipou encontro na Jornada Mundial da Juventude do Rio de Janeiro

Cidade do Vaticano, 24 mar 2013 (Ecclesia) – O Papa Francisco confirmou hoje no Vaticano a sua presença na Jornada Mundial da Juventude (JMJ) deste ano, que vai decorrer na cidade brasileira do Rio de Janeiro, entre 23 e 28 de julho.

“Olho com alegria para o próximo mês de julho, no Rio de Janeiro. Vinde! Marco encontro convosco naquela grande cidade do Brasil”, disse, na homilia da missa do Domingo de Ramos, perante uma delegação de jovens de Roma e outras dioceses.

A presença destes jovens na Praça de São Pedro foi apresentada pelo Vaticano como “prelúdio” da JMJ, que se celebra habitualmente a nível diocesano neste dia e que este ano é assinalada a nível global, no Rio de Janeiro.

“Queridos amigos, na esteira do Beato João Paulo II e de Bento XVI, também eu me ponho a caminho convosco, a partir de hoje. Já estamos perto da próxima etapa desta grande peregrinação da Cruz de Cristo”, disse o Papa.

Francisco convidou os jovens a uma preparação espiritual para que a JMJ 2013 “seja um sinal de fé”, indo também “às periferias do mundo, da existência”.

“Vós tendes um papel importante na festa da fé! Vós trazeis-nos a alegria da fé e dizeis-nos que devemos viver a fé com um coração jovem, sempre… mesmo aos 70, 80 anos”, disse.

“Com Cristo, o coração nunca envelhece”, acrescentou.

A JMJ do Rio de Janeiro tem como tema ‘Ide e fazei discípulos entre as nações’, uma expressão de Jesus apresentada no Evangelho segundo São Mateus.

“Na cruz, Jesus abateu o muro da inimizade, que separa os homens e os povos, e trouxe a reconciliação e a paz”, declarou o Papa argentino, primeiro oriundo do continente americano na história da Igreja Católica.

A organização da próxima Jornada Mundial da Juventude revelou ter apresentado novas propostas para o programa de Francisco e admitiu que a viagem pode ter mais paragens dentro do território brasileiro ou noutros países da América Latina.

Há 28 anos que o Domingo de Ramos é a Jornada da Juventude, que é celebrada a cada dois ou três anos a nível mundial, numa cidade escolhida pelos Papas.

A JMJ é o maior encontro juvenil organizado pela Igreja Católica, unindo pessoas de todo o mundo em momentos de reflexão, celebração e oração em volta do Papa.

OC

 

Partilhar:
Scroll to Top