Cidade do Vaticano, 02 dex 2013 (ECCLESIA) – O Papa Francisco confirmou D. José Policarpo, cardeal de Lisboa, como membro da Congregação para a Educação Católica, reconduzindo também no cargo o presidente e o secretário deste organismo do Vaticano.
Francisco confirmou o cardeal Zenon Grocholewski como presidente da Congregação para a Educação Católica e D. Angelo Vincenzo Zani como secretário, informa o boletim da Sala de Imprensa da Santa Sé deste sábado.
A Congregação para a Educação Católica, com origens no século XVI, foi designada com o nome atual pelo Papa João Paulo II em 1988, na constituição Apostólica “Pastor Bonus”, atribuindo-lhe a responsabilidade de coordenar os setores da educação nos seminários (com exceção dos que estão sob jurisdição da Congregação para a Evangelização dos Povos e da Congregação para as Igrejas Orientais), nas casas de formação de congregações religiosas e institutos seculares, e em todas as escolas e instituições educativas, nomeadamente de ensino superior, que dependam da Igreja Católica.
D. José da Cruz Policarpo nasceu a 26 de fevereiro de 1936 em Alvorninha, Caldas da Rainha, território do Distrito de Leiria e do Patriarcado de Lisboa.
O 16.º patriarca de Lisboa assumiu esta missão a 24 de março de 1998, após a morte de D. António Ribeiro, de quem era coadjutor desde março de 1997.
O cardeal, de 77 anos, apresentou a sua renúncia ao cargo em 2011, por limite de idade, resignação aceite por Bento XVI e confirmada pelo Papa Francisco, que a 18 de maio nomeou como novo patriarca de Lisboa o até então bispo do Porto, D. Manuel Clemente.
PR