Leão XIV pede que «igrejas e escolas continuem a ser locais de segurança e esperança»

Cidade do Vaticano, 23 nov 2025 (Ecclesia) – O Papa condenou hoje a vaga de sequestros e ataques contra igrejas e escolas, que nos últimos dias afetaram a Nigéria e os Camarões.
“Recebi com imensa tristeza as notícias dos sequestros de sacerdotes, fiéis e estudantes na Nigéria e no Camarões. Sinto uma dor profunda, sobretudo pelos muitos rapazes e raparigas sequestrados e pelas suas famílias angustiadas”, disse Leão XIV, após a recitação do ângelus, na Praça de São Pedro.
Duas pessoas morreram na terça-feira à noite num ataque de homens armados contra uma igreja no oeste da Nigéria, numa Missa que estava a ser transmitida em direto.
O ataque ocorreu poucos dias depois do rapto de 25 alunas por homens armados no colégio interno ‘Government Girls Comprehensive Secondary School’, na cidade de Maga, no Estado de Kebbi, noroeste nigeriano.
“Faço um apelo sincero para que os reféns sejam imediatamente libertados e exorto as autoridades competentes a tomarem decisões adequadas e oportunas para garantir a sua libertação”, pediu o Papa.
Rezemos por estes nossos irmãos e irmãs e para que, sempre e em toda a parte, as igrejas e as escolas continuem a ser locais de segurança e esperança.”
Leão XIV lembrou ainda a viagem que vai realizar à Turquia e ao Líbano, a partir de quinta-feira.
“Na Turquia será celebrado o 1700.º aniversário do Concílio de Niceia. Por isso, hoje é publicada a carta apostólica ‘In unitate Fidei’, que comemora esse evento histórico”, anunciou.
OC
