Vaticano: Papa condena ataque a Kharkiv, pedindo «coragem» para travar as guerras

Francisco pede «gestos de diálogo» a todos os níveis, das famílias à comunidade internacional

Foto: Lusa/EPA

Cidade do Vaticano, 19 mai 2024 (Ecclesia) – O Papa condenou hoje, no Vaticano, o ataque contra a cidade ucraniana de Kharkiv, pedindo “coragem” para travar as guerras.

“O meu pensamento dirige-se em particular à cidade de Kharkiv, que sofreu um ataque há dois dias. Pensemos na Terra Santa, na Palestina, em Israel, pensemos em tantos lugares onde há guerras: que o Espírito conduza os chefes das nações e todos nós a abrir portas de paz”, declarou, após a recitação da oração do ‘Regina Coeli’.

Na solenidade de Pentecostes, que encerra o Tempo Pascal no calendário católico, Francisco rezou para que o Espírito Santo dê aos governantes “a coragem de fazer gestos de diálogo, que levem ao fim das guerras, as tantas guerras de hoje.

Falando desde a janela do apartamento pontifício, o Papa destacou que o Espírito é capaz de criar harmonia “a partir de realidades diferentes, por vezes contraditórias”.

“Rezemos ao Espírito Santo, Amor do Pai e do Filho, para que crie harmonia nos corações, harmonia nas famílias, harmonia na sociedade, harmonia no mundo inteiro. Para que o Espírito faça crescer a comunhão e a fraternidade entre os cristãos das diversas confissões”, acrescentou.

Perante milhares de peregrinos reunidos na Praça de São Pedro, Francisco recordou a sua viagem de sábado à cidade italiana de Verona, agradecendo pelo acolhimento, em particular na visita a reclusos.

“Eles testemunharam-me, mais uma vez que, por trás dos muros da prisão, palpitam a humanidade e a esperança”, declarou.

O Papa saudou um grupo de peregrinos de Timor-Leste, evocando a sua viagem ao país, em setembro: “Vou visitar-vos em breve”.

OC

Pentecostes: Papa desafia a «falar de paz a quem quer a guerra», contra discursos que promovem vingança e «barreiras»

 

Partilhar:
plugins premium WordPress
Scroll to Top