Francisco fala em violência «injustificável»
Cidade do Vaticano, 12 ago 2023 (Ecclesia) – O Papa condenou hoje o assassinato do candidato presidencial equatoriano Fernando Villavicencio, morto na última quarta-feira, após um comício eleitoral.
“Perante o sofrimento causado por uma violência injustificável, que condena com todas as suas forças, Sua Santidade apela a todos os cidadãos e forças políticas para que se unam num esforço comum pela paz”, escreve, numa mensagem enviada à arcebispo de Quito, através do secretário de Estado do Vaticano, cardeal Pietro Parolin.
“Ao receber a triste notícia do assassinato do senhor Fernando Villavicencio, o Santo Padre deseja transmitir as suas mais profundas condolências a vossa excelência, à família do falecido e a todo o amado povo do Equador”, acrescenta o texto, divulgado pela sala de imprensa da Santa Sé.
O texto encerra-se com uma oração a Nossa Senhora de El Quinche pelo “eterno repouso” de Fernando Villavicencio e uma bênção apostólica, como “sinal de fé e esperança em Cristo Ressuscitado”.
O Equador está em campanha para as eleições presidenciais de 20 de agosto.
Os bispos do país sul-americano expressaram a sua “profunda solidariedade” à família do candidato assassinado, condenando “todas as formas de violência desencadeadas nos vários níveis da sociedade”.
OC