Vaticano: Papa passou noite tranquila

Pneumonia bilateral obriga a novos tratamentos

Foto: Lusa/EPA

Cidade do Vaticano, 19 fev 2025 (Ecclesia) – O Vaticano informou esta manhã que o Papa passou uma noite “tranquila”, acordou e tomou o pequeno-almoço no quarto onde se encontra internado desde sexta-feira, no Hospital Gemelli, de Roma.

A Sala de Imprensa da Santa Sé acrescentou que Francisco se levantou da cama, para se sentar numa poltrona, e que, a nível cardíaco, o pontífice se encontra “bem”.

A informação, divulgada mais cedo do que em dias anteriores, surge depois de, esta terça-feira, Francisco ter sido diagnosticado com uma pneumonia bilateral, que exige novos tratamentos.

“A TAC torácica de controlo a que o Santo Padre se submeteu esta tarde, prescrita pela equipa de saúde do Vaticano e pela equipa médica da Fundação Policlínica ‘A. Gemelli’, mostrou o aparecimento de uma pneumonia bilateral que exigiu uma nova terapia medicamentosa”, indicava a Santa Sé, em nota enviada aos jornalistas.

Segundo o comunicado, “os exames laboratoriais, a radiografia do tórax e o estado clínico do Santo Padre continuam a apresentar um quadro complexo”.

“A infeção polimicrobiana, que surgiu num contexto de bronquiectasia e bronquite asmática, e que exigiu o uso de antibioterapia com cortisona, torna o tratamento terapêutico mais complexo”, acrescentou o boletim clínico.

O texto assinalou que o Papa Francisco se encontrava de “bom humor” e que recebeu a Eucaristia.

“Durante o dia, alternou o repouso com a oração e a leitura de textos. Agradece a proximidade que sente neste momento e pede, com um coração reconhecido, que continuem a rezar por ele”, conclui o comunicado.

O Vaticano anunciara antes que o Papa vai estar ausente nas celebrações dos Jubileu dos Diáconos, entre sábado e domingo.

“Devido ao estado de saúde do Santo Padre, a Audiência Jubilar de sábado, 22 de fevereiro, foi cancelada”, adiantou uma nota enviada esta manhã aos jornalistas.

Quanto à Missa de domingo, por ocasião do Jubileu dos Diáconos, a mesma vai ser presidida por D. Rino Fisichella, pró-prefeito do Dicastério para a Evangelização, secção para as questões fundamentais da evangelização no mundo, por delegação do Papa.

A celebração vai decorrer na Basílica de São Pedro, a partir das 09h00 locais (menos uma em Lisboa).

O porta-voz do Vaticano disse aos jornalistas que o Papa respira de forma autónoma e segue as indicações de “repouso absoluto”.

Devido ao prolongamento da hospitalização, a audiência geral desta quarta-feira já tinha sido cancelada.

Francisco está no 10.º andar do Hospital Universitário Agostino Gemelli que o recebeu anteriormente, bem como a São João Paulo II, em sete ocasiões.

O quarto internamento do atual pontífice começou a 14 de fevereiro, na sequência da “exacerbação da bronquite” que o vinha a afetar, segundo nota oficial do Vaticano.

Já a 29 de março 2023, Francisco tinha sido internado no Gemelli, por causa de uma infeção respiratória, tendo recebido alta a 1 de abril.

O mesmo hospital viria a recebê-lo, três meses depois, para uma operação a uma hérnia abdominal.

A 4 de julho de 2021, também no Hospital Gemelli, o Papa tinha sido submetido a outra intervenção, por causa de uma “estenose diverticular sintomática do cólon”, permanecendo internado durante dez dias.

Jorge Mario Bergoglio, de 88 anos, é natural de Buenos Aires, na Argentina; na sua juventude, foi operado a um pulmão, parcialmente retirado.

A 13 de março de 2013 foi eleito como sucessor de Bento XVI, escolhendo o inédito nome de Francisco; é o primeiro Papa jesuíta na história da Igreja Católica e também o primeiro pontífice sul-americano.

OC

Notícia atualizada às 07h30 de 19.02.2025

Partilhar:
Scroll to Top