Crianças apoiadas pela instituição e seus familiares ofereceram bolo a Francisco, que vai completar 77 anos de idade
Cidade do Vaticano, 14 dez 2013 (Ecclesia) – O Papa visitou hoje o dispensário pediátrico ‘Santa Marta’, junto à sua residência no Vaticano, e encontrou-se depois com as Crianças apoiadas pela instituição e seus familiares que lhe ofereceram um bolo de aniversário.
Francisco, que vai completar 77 anos de idade no próximo dia 17, ouviu os presentes na sala Paulo VI cantarem-lhe os parabéns e agradeceu o gesto, prometendo depois dizer se o “belíssimo” bolo era “bom”.
“Muito obrigado, que o Senhor vos abençoe”, declarou, antes de saudar pessoalmente todas as crianças.
As crianças transportaram nove embrulhos brancos com uma etiqueta que identificava os respetivos conteúdos: amor, simplicidade, alegria, pobreza, felicidade, esperança, generosidade, doçura e humildade.
Na iniciativa, uma surpresa para Francisco, os meninos e meninas alinharam os pacotes diante do Papa como se fossem tijolos, uns em cima dos outros, formando um pequeno muro rectangular, até aparecer uma fotografia gigante de Jorge Mario Bergoglio, a sorrir, e em baixo a palavra ‘parabéns’.
O Papa quis que as crianças permanecessem à sua volta, contou até três e convidou todos a soprarem juntos as velas.
A visita ao dispensário que antecedeu o encontro no Vaticano foi feita na companhia da diretora da instituição, irmã Antonietta Collacchi, e de D. Konrad Krajewski, esmoler (pessoa que distribui esmolas) pontifício.
O Dispensário Pediátrico ‘Santa Marta’ foi criado há mais de 90 anos pelo Papa Bento XV e é um serviço de apoio social confiado às Filhas da Caridade de São Vicente de Paulo que trabalham com crianças e famílias necessitadas de Roma, sem distinção de religião ou nacionalidade.
O estabelecimento oferece cuidados e medicamentos gratuitamente a 270 famílias, informa a Rádio Vaticano, acrescentando que este ano “houve mais de 3500 visitas médicas”, efetuadas por 22 médicos que são acompanhados por mais 25 voluntários.
Uma mãe, de nacionalidade peruana, discursou perante o Papa para lhe agradecer o seu “sorriso surpreendente” e a sua atenção pelas crianças, em particular as mais desfavorecidas.
A irmã Antonietta Collacchi, por sua vez, destacou a história de “solidariedade concreta” do dispensário, onde já foram assistidas “milhares de crianças e as suas famílias”, distribuindo medicamentos e bens de primeira necessidade, para além de oferecer cuidados médicos.
Um serviço, acrescentou, “dedicado a pessoas que, demasiadas vezes, parecem invisíveis aos olhos do mundo”.
OC
Notícia atualizada às 16h00
[[v,d,,]]
