Vaticano: Papa associa-se a Conferência Internacional sobre Nutrição

Cidade do Vaticano, 20 nov 2014 (Ecclesia) – O Papa visita hoje a sede da organização das Nações Unidas para a Alimentação e a Agricultura (FAO), em Roma, associando-se à segunda Conferência Internacional sobre Nutrição, que decorre até sexta-feira.

Durante a sua estadia no local, Francisco vai ainda reunir-se em privado com a rainha de Espanha, Letícia.

O encontro de três dias da FAO, que reúne decisores políticos das áreas da agricultura e saúde com responsáveis das agências da ONU e outras organizações da sociedade civil, deve ficar marcado pela chamada ‘Declaração de Roma’ sobre a nutrição.

O documento quer comprometer todos os países na erradicação da fome e na prevenção da desnutrição a nível global, em particular na alimentação das crianças, bem como no combate à obesidade.

Numa mensagem enviada ao diretor-geral da FAO, José Graziano da Silva, a 17 de outubro, o Papa Francisco apelou ao fim da especulação financeira com os preços dos alimentos e ao combate ao desperdício, como forma de superar o problema da fome no mundo.

“Quem sofre com a insegurança alimentar e a subnutrição são pessoas e não números: precisamente pela sua dignidade de pessoas, estão acima de qualquer cálculo ou projeto económico”, escreveu.

O Papa sustenta que para vencer a fome não basta atender às situações de emergência, mas é preciso “mudar o paradigma das políticas de ajuda e de desenvolvimento”, para além de “alterar as regras internacionais” em matéria de produção e comercialização de produtos agrícolas.

OC

Partilhar:
Scroll to Top
Agência ECCLESIA

GRÁTIS
BAIXAR