Leão XIV pede que cristãos renovem o «sim» do Batismo

Cidade do Vaticano, 08 dez 2025 (Ecclesia) – O Papa assinalou hoje a solenidade da Imaculada Conceição, no Vaticano, pedindo aos cristãos uma resposta livre e generosa como a de Maria.
“O dom da plenitude da graça, na jovem de Nazaré, pôde dar fruto porque ela, na sua liberdade, o acolheu abraçando o projeto de Deus”, disse Leão XIV, desde a janela do apartamento pontifício, antes da recitação do ângelus.
O dogma da Imaculada Conceição de Maria foi proclamado a 8 de dezembro de 1854, através da bula ‘Ineffabilis Deus’, a qual declara a santidade da Virgem Santa Maria desde o primeiro momento da sua existência, sendo preservada do pecado original.
“O milagre que aconteceu a Maria na sua conceção renovou-se para nós no Batismo: lavados do pecado original, tornámo-nos filhos de Deus, sua morada e templo do seu Espírito”, sustentou o Papa.
“O Senhor age sempre assim: faz-nos grandes dons, mas deixa-nos livres para os aceitar ou não “, acrescentou.
Perante os peregrinos reunidos na Praça de São Pedro, Leão XIV disse que esta solenidade litúrgica é um convite a “acreditar como ela [Maria] acreditou”, dando um consentimento generoso à missão de Deus.
Leão XIV sublinhou que a Virgem Maria recebeu o anúncio do Anjo sobre o nascimento de Jesus com o “espanto típico dos humildes”.
Citando Santo Agostinho e o Papa Francisco, o pontífice recordou que o Batismo permite colaborar “para a transformação do mundo”.
O Papa desafiou os fiéis a renovar o seu “sim” todos os dias, com “fidelidade, gratidão, humildade e perseverança”, traduzindo a fé em obras concretas.
“O ‘sim’ da Mãe do Senhor é maravilhoso, mas o nosso também pode sê-lo”, indicou Leão XIV, convidando à oração e o serviço ao próximo, “desde os gestos mais extraordinários até aos compromissos e serviços mais quotidianos”.
No final da oração, Leão XIV saudou “com afeto” os peregrinos reunidos na Praça de São Pedro, recordando que esta tarde vai deslocar-se esta tarde à Praça de Espanha, em Roma, para a tradicional homenagem à Imaculada Conceição.
“Confiamos à sua intercessão a nossa constante oração pela paz. Desejo a todos uma festa serena, na luz da nossa Mãe Celeste”, declarou.
Esta será a primeira vez que o atual Papa preside a este momento de devoção; a chegada à Piazza Mignanelli está prevista para as 16h00 (hora local, 15h00 em Lisboa), onde o pontífice vai ser recebido pelo cardeal vigário, D. Baldo Reina, e pelo presidente da Câmara de Roma, Roberto Gualtieri, para um momento de oração e deposição de flores.
OC
