Gruta do Santuário francês reabre aos peregrinos, após dois anos de limitações por causa da pandemia
Lourdes, França, 11 fev 2022 (Ecclesia) – O Papa associou-se hoje à celebração da festa litúrgica de Nossa Senhora de Lourdes, pedindo orações para que a Igreja Católica seja uma comunidade “ao encontro de todos”.
“Ajuda-nos a ser uma comunidade que vai ao encontro de todos, a sair ao encontro dos outros, mas também a sair e deixar-se encontrar, porque o encontro é recíproco, o encontro não é esmola”, referiu, em espanhol, num vídeo dirigido peregrinos que esta sexta-feira acorrem ao Santuário dedicado a Nossa Senhora de Lourdes, em Buenos Aires (Argentina), sua terra natal.
Francisco destaca que este encontro implica “colocar-se em jogo por uma ideia, é caminhar juntos, sair da solidão e do isolamento para estar com os outros, com os amigos, com a família, com o Povo de Deus, todos juntos em oração diante da Virgem”.
“Mãe, ajuda-nos a ser comunidade”, refere, rezando para que ninguém tenha um “coração fechado, porque o egoísmo é uma traça que corrói o coração por dentro.”
Já na localidade francesa de Lourdes, o Santuário abre o acesso dos peregrinos à Gruta de Massabielle, após dois anos de limitações por causa da pandemia.
Monsenhor Olivier Ribadeau-Dumas, reitor do Santuário, disse ao portal de notícias de Vaticano que a missão desta instituição é “inseparável dos doentes”, cujo dia mundial a Igreja Católica assinala hoje.
“Não podemos conceber Lourdes sem os doentes e isso implica que acolhamos todos, sobretudo os mais frágeis”, realça.
A 11 de fevereiro de 1858, decorreu a primeira das aparições da Virgem Maria à jovem Bernadette, na Gruta de Massabielle, junto às margens do Rio Gave, França.
OC