«Desejo paz e fraternidade aos membros destes povos antigos», disse Francisco
Cidade do Vaticano, 08 abr 2018 (Ecclesia) – O Papa Francisco assinalou hoje no Vaticano o dia internacional dos Rom e pediu que exista respeito e compreensão na relação entre estas populações e a sociedade em que se inserem.
“Desejo paz e fraternidade aos membros destes povos antigos e desejo que a jornada de hoje favoreça a cultura do encontro, com a boa vontade de se conhecer e respeitar reciprocamente”, disse, no final da Missa a que presidiu na Praça de São Pedro, por ocasião da festa da Divina Misericórdia.
Francisco sustentou que este é o caminho que leva a uma “verdadeira integração” e pediu à delegação de Rom e Sinti presente no Vaticano orações pelos “irmãos refugiados” na Síria.
O dia internacional para os ciganos Rom, o “Romano Dives”, celebra-se a 8 de abril em memória do primeiro histórico Congresso Mundial Rom realizado em 1971, perto de Londres, que reuniu intelectuais e políticos de origem cigana.
Em Portugal, o Alto Comissariado para as Migrações (ACM) começa hoje um processo de recolha de contributos de pessoas e comunidades ciganas, no âmbito da revisão em curso da Estratégia Nacional de Integração das Comunidades Ciganas 2013-2020.
OC