Francisco pede «terapia do sorriso»
Cidade do Vaticano, 03 dez 2018 (Ecclesia) – O Papa assinalou hoje o Dia Internacional das Pessoas com Deficiência, celebrado anualmente a 3 de dezembro, com uma mensagem na sua conta da rede social Twitter.
“Quantas pessoas portadoras de deficiências e sofredoras se reabrem à vida assim que descobrem que são amadas! E quanto amor pode brotar de um coração graças à terapia do sorriso!”, escreveu Francisco, numa publicação acompanhada pela hashtag ‘#WorldDisabilityDay’.
Em Portugal, o Serviço Pastoral a Pessoas com Deficiência (SPPD), da Conferência Episcopal, desafia as comunidades católicas a construir uma Igreja “mais inclusiva”, com lugar para todos.
“Desejamos ser uma Igreja de todos e com todos. Uma Igreja que acolha a todos como irmãos, cada vez mais inclusiva, que derrube barreiras físicas e psíquicas, que esteja atenta para ouvir cada um na sua singularidade”, assinala a mensagem divulgada para esta jornada.
O texto começa por saudar as pessoas com deficiência, “um sexto da população portuguesa”, e evoca o tema escolhido pela ONU para a celebração de 2018, “Capacitação/empoderamento das pessoas com deficiência e assegurar a sua inclusão e igualdade”.
OC
Deficiência: Igreja tem «caminho de aprendizagem» a fazer na área da inclusão