Vaticano: Papa aprovou novo estatuto da Pontifícia Academia Mariana Internacional

Cidade do Vaticano, 07 fev 2026 (Ecclesia) – O Papa Leão XIV aprovou o novo estatuto da Pontifícia Academia Mariana Internacional (PAMI), com um decreto (rescrito), que entrou em vigor no dia 2 de fevereiro, após a audiência ao substituto para Assuntos Gerais da Secretaria de Estado.

“A Academia Internacional Mariana fomenta e coordena, seguindo o caminho da verdade, os intercâmbios entre estudiosos de Mariologia de todo o mundo; seguindo o caminho da beleza, fomenta as expressões do coração humano, manifestadas através da adoração, das devoções, das peregrinações e de todas as formas de arte”, explica o preâmbulo do novo estatuto da Pontifícia Academia Mariana Internacional, divulgado, este sábado, 7 de dezembro, pela sala de imprensa da Santa Sé.

A PAMI, seguindo o caminho da caridade, acrescenta, “empenha-se para que o estudo e a devoção mariana não se reduzam a um mero devocionismo estéril”, mas antes deem vida a espaços marianos que “promovam o bem-estar e o desenvolvimento integral da pessoa humana em harmonia com o meio ambiente”.

Leão XIV aprovou o novo estatuto da Pontifícia Academia Mariana Internacional, estabelecida com um rescrito, em audiência ao substituto para Assuntos Gerais da Secretaria de Estado do Vaticano, D. Edgar Peña Parra, no dia 21 de janeiro.

“Considerando a necessidade de adequar o ordenamento normativo da Pontifícia Academia Mariana Internacional ao desenvolvimento do próprio mandato e à estrutura vigente das Instituições curiais”, lê-se.

Após a aprovação do Papa, o novo estatuto entrou em vigor esta segunda-feira, dia 2 de fevereiro, com a publicação no jornal ‘L’Osservatore Romano’ do Vaticano e, posteriormente, no comentário oficial Acta Apostolicae Sedis.

PAMI é a instituição científica da Santa Sé encarregada de promover a mariologia no mundo, foi instituída pelo Motu Proprio ‘Maiora in dies’, de 8 de dezembro de 1959, “goza de personalidade jurídica canónica pública e de personalidade jurídica civil vaticana”.

A Pontifícia Academia Mariana Internacional confiada desde a sua fundação à Ordem dos Frades Menores, “mantém a sua histórica sede operacional no Colégio Internacional de Santo António” (Via Merulana 124/b, Roma, Itália), e a sede social está na Cidade do Vaticano, na Via del Pellegrino; e as suas atividades “são coordenadas” pelo Dicastério para a Cultura e a Educação.

CB

Partilhar:
Scroll to Top