Anúncio feito durante encontro que decorre em Roma, com a presença dos bispos de Leiria-Fátima e Coimbra
Fátima, Santarém, 07 mai 2015 (Ecclesia) – O Papa Francisco aprovou hoje a celebração do 24.º Congresso Mariológico Mariano Internacional na cidade de Fátima, organizado pela Pontifícia Academia Mariana em colaboração com os responsáveis do Santuário.
O anúncio foi feito em Roma pelo cardeal Angelo Amato, prefeito da Congregação para as Causas dos Santos, que inaugurou o Fórum Internacional de Mariologia.
"O Congresso, de 6 a 11 de setembro de 2016, terá por tema: ‘O acontecimento de Fátima, cem anos depois. História, mensagem e atualidade’”, revelou, numa intervenção divulgada pela sala de imprensa do Santuário de Fátima.
A Cova da Iria vai assim receber a 24.ª edição do "mais importante momento internacional de reflexão na área da Mariologia, com temática em específico a incidir no acontecimento de Fátima".
No cinquentenário das aparições de Fátima, em 1967, teve lugar em Portugal, com iniciativas em Lisboa e em Fátima, a 5.ª edição deste Congresso Mariológico Mariano Internacional.
A Mensagem de Fátima está em destaque entre hoje e sábado, em Roma, num fórum da Pontifícia Academia Mariana Internacional, com a presença de D. António Marto, D. Virgílio Antunes e do padre Carlos Cabecinhas.
Subordinado ao tema “A Mensagem de Fátima entre o carisma e a profecia”, o fórum internacional “visa aprofundar a reflexão sobre a Mensagem de Fátima, dar a conhecer as diferentes congregações religiosas e movimentos ligados a Fátima e possibilitar um momento de troca de experiências entre os participantes”.
Pretende proporcionar também o “encontro de todos os amigos e devotos de Nossa Senhora de Fátima em Itália”, refere uma nota enviada à Agência ECCLESIA.
O encerramento do fórum vai incluir “um momento de oração a Nossa Senhora de Fátima”, na Basília de Santo António, “diante de uma das imagens da Virgem Peregrina de Fátima, levada da Cova da Iria”.
JCP/OC
Notícia atualizada às 11:02