Vaticano: Papa aprova beatificações e canonizações

Padre Ibiapina, «apóstolo do Nordeste» do Brasil, está a caminho dos altares

Foto: CNBB

Cidade do Vaticano, 31 mar 2025 (Ecclesia) – O Vaticano divulgou hoje um conjunto de decretos relativos a futuras beatificações e canonizações, que o Papa autorizou o Dicastério para as Causas dos Santos a promulgar.

Um dos decretos reconhece o milagre atribuído à intercessão da Beata Maria do Carmo (Carmen Elena Rendíles Martínez), fundadora da Congregação dos Servos de Jesus, nascida a 11 de agosto de 1903 em Caracas (Venezuela), onde faleceu a 9 de maio de 1977, abrindo caminho à sua canonização.

Francisco aprovou também os votos favoráveis da Sessão ordinária dos membros do dicastério para a canonização de D. Inácio Choukrallah Maloyan, arcebispo arménio católico de Mardin, nascido a 15 de abril de 1869 em Mardin (Turquia) e falecido a 11 de junho de 1915 em Kara- Keupru (Turquia), após ter sido torturado na prisão; e de Peter To Rot, catequista leigo, nascido em 1912 em Rakunai (Papua Nova Guiné) e morto em julho de 1945, às mãos das forças japonesas.

Outro decreto respeita ao milagre atribuído à intercessão do padre Carmelo De Palma, sacerdote diocesano, nascido a 27 de janeiro de 1876 em Bari (Itália) e aí falecido a 24 de agosto de 1961, que assim pode ser beatificado.

O Vaticano anunciou ainda a publicação do decreto que reconhece as virtudes heroicas do padre José Antônio Maria Ibiapina, sacerdote diocesano, nascido a 5 de agosto de 1806 em Sobral (Brasil) e falecido a 18 de fevereiro de 1883 em Arara (Brasil).

O padre Ibiapina, conhecido como o “apóstolo do Nordeste”, foi político, jurista e professor, tendo ficado conhecido pelas suas obras de caridade.

O reconhecimento das virtudes heroicas é uma fase do processo que leva à proclamação de um fiel católico como beato, penúltima etapa para a declaração da santidade; para a beatificação, é agora necessária a aprovação de um milagre atribuído à intercessão do venerável.

OC

Partilhar: