Cidade do Vaticano, 29 set 2014 (Ecclesia) – O Papa Francisco disse hoje no Vaticano que a vida cristã é uma “luta” contra o mal e contra Satanás.
“A luta é uma realidade quotidiana, na vida cristã: no nosso coração, na nossa vida, na nossa família, no nosso povo, nas nossas igrejas. Se não lutarmos, seremos derrotados, mas o Senhor deu esta missão em particular aos anjos: lutar e vencer”, afirmou na homilia da Missa a que presidiu na capela da Casa de Santa Marta, no dia em que a Igreja Católica celebra a festa litúrgica dos arcanjos São Miguel, São Gabriel e São Rafael.
Francisco observou que Satanás apresenta as coisas como se fossem “boas”, mas a sua intenção é “destruir” o ser humano.
“Tantos projetos, exceto os próprios pecados, mas tantos projetos de desumanização do homem são obra dele; simplesmente porque odeia o homem. É astuto: está escrito na primeira página do Génesis, é astuto”, advertiu.
Numa das passagens bíblicas lidas hoje nas igrejas de todo o mundo evoca-se a luta do Arcanjo Miguel e dos seus anjos contra “o grande dragão, a serpente antiga, aquele que é chamado diabo” e “seduz toda a terra habitada”, sublinhou o Papa.
“Satanás procura sempre destruir o homem: o homem que Daniel via ali, na glória, e que Jesus dizia a Natanael que viria na glória. Desde o início, a Bíblia fala-nos disto: desta sedução de Satanás para destruir”, precisou.
A homilia explicou que a Igreja honra os anjos porque são aqueles que “defendem o grande mistério escondido de Deus, isto é, que o Verbo veio na carne”.
RV/OC