Leão XIV recebeu peregrinos espanhóis de Alcalá de Henares e propôs o exemplo de São Tomás de Villanueva, o «mendigo de Deus»

Cidade do Vaticano, 29 dez 2025 (Ecclesia) – O Papa recebeu hoje um grupo de peregrinos espanhóis, de Alcalá de Henares, apontando a “profunda interioridade” e o “amor aos pobres” de São Tomás de Villanueva como caminhos para seguir Cristo.
“Encorajo-vos a seguir em frente nas pegadas de Cristo, o testemunho dos santos encoraja-nos e estimula-nos neste caminho apaixonante”, disse Leão XIV, na audiência que decorreu na Sala do Consistório, do Vaticano.
Dirigindo-se aos peregrinos da paróquia dos arredores de Madrid, o Papa destacou a “santa inquietação” do padroeiro por estar na presença de Deus.
“Isto implica uma profunda interioridade, implica esvaziar-se de si mesmo para ouvir e deixar o Senhor agir”, indicou, numa intervenção divulgada pela sala de imprensa da Santa Sé.
Leão XIV elogiou a “laboriosidade” e a “sobriedade” do santo agostiniano, num mundo marcado pelo imediato, desafiando os presentes a servir a comunidade.
“Devemos reconhecer os talentos que recebemos e colocá-los ao serviço da comunidade, com esforço e dedicação, para que se multipliquem em benefício de todos”, apelou.
A intervenção recordou o título de “mendigo de Deus” atribuído a São Tomás de Villanueva (1488-1555), valorizando o compromisso social da paróquia espanhola.
“Agradeço-vos esta sensibilidade, porque o pobre não é apenas alguém a quem se ajuda, mas a presença sacramental do Senhor”, concluiu, citando a exortação apostólica ‘Dilexi te’.
OC
