Francisco revela «profunda preocupação» com escalada de violência
Cidade do Vaticano, 25 jan 2015 (Ecclesia) – O Papa apelou hoje ao fim dos conflitos no leste da Ucrânia, após a morte de mais de 30 pessoas num bombardeamento em Mariupol, atribuído aos rebeldes.
“Sigo com profunda preocupação a escalada dos combates no leste da Ucrânia, que continuam a causar numerosas vítimas entre a população civil”, declarou, após a recitação da oração do ângelus, na Praça de São Pedro, perante 50 mil pessoas.
Francisco disse rezar “por todos os que sofrem” e renovou um “premente apelo para que sejam retomadas as tentativas de diálogo e se coloque fim a todas as hostilidades”.
O presidente ucraniano, Petro Porochenko, declarou hoje que "não há alternativa" aos acordos de paz assinados em setembro com os separatistas pró-russos, após o ataque deste sábado.
O ministro russo dos Negócios Estrangeiros, Sergei Lavrov, disse ao secretário de Estado norte-americano John Kerry que o Governo de Kiev ataca “constantemente” as cidades com artilharia pesada.
A representante da diplomacia europeia, Federica Mogherini, anunciou por sua vez que convocou uma reunião extraordinária de ministros dos Negócios Estrangeiros da União Europeia sobre a situação na Ucrânia, para a próxima quinta-feira.
OC