Francisco recorda vítimas de cheias no Congo e dos sequestros na Colômbia
Cidade do Vaticano, 07 jan 2023 (Ecclesia) – O Papa enviou uma saudação aos cristãos das Igrejas Orientais que celebram hoje o Natal, segundo o calendário juliano, apelando ao fim dos combates na Ucrânia.
“Em espírito de alegre fraternidade, desejo que o nascimento do Senhor Jesus nos encha de luz, de caridade e de paz”, disse, desde a janela do apartamento pontifício, após a recitação da oração do ângelus.
“Por favor, continuemos a rezar pela paz, pela paz na Ucrânia, na Palestina, em Israel e em todo o mundo”, acrescentou.
O calendário solar juliano foi criado em 45 a.C. pelo imperador romano Júlio César e difere do calendário gregoriano, utilizado no Ocidente.
Perante milhares de peregrinos reunidos na Praça de São Pedro, Francisco convidou a rezar pela “libertação, sem condições, de todas as pessoas atualmente sequestradas na Colômbia”.
“Este gesto, que é um dever diante de Deus, vai favorecer também um clima de reconciliação e de paz, no país”, observou.
Em dezembro, negociações de paz entre o governo colombiano e o Exército de Libertação Nacional (ELN) levaram a um acordo, em que a guerrilha se comprometeu a suspender sequestros realizados para cobrar resgates.
O Papa manifestou também a sua proximidade às populações da República Democrática do Congo (RDC), atingidas por inundações nos últimos dias.
No último mês de dezembro, dezenas de pessoas morreram na sequência de chuvas torrenciais que caíram na cidade de Bukavu, no leste da RDC.
OC