Vaticano: Papa apela à defesa da democracia e da paz em Moçambique

Francisco alerta para notícias «preocupantes» que chegam do país lusófono

Foto: Lusa/EPA

Cidade do Vaticano, 10 nov 2024 (Ecclesia) – O Papa mostrou-se hoje preocupado com a situação em Moçambique, apelando à defesa da democracia e da paz no país lusófono.

“As notícias que nos chegam de Moçambique são preocupantes. Convido todos ao diálogo, à tolerância e à procura incessante de soluções justas”, disse, desde a janela do apartamento pontifício, após a recitação do ângelus.

“Rezemos por toda a população moçambicana, para que a situação atual não faça perder a confiança no caminho da democracia, da justiça e da paz”, apelou, perante milhares de pessoas reunidas na Praça de São Pedro, no Vaticano.

Após o anúncio dos resultados das eleições de 9 de outubro, em Moçambique, com a vitória a Daniel Chapo, apoiado pela Frelimo, partido no poder desde 1975,foram promovidos uma série de protestos, convocados pelo candidato presidencial Venâncio Mondlane.

Mondlane diz não reconhecer os resultados, que ainda têm de ser validados e proclamados pelo Conselho Constitucional.

Os protestos nacionais concluíram-se com uma manifestação concentrada na capital do país, na última quinta-feira; pelo menos três pessoas foram mortas e 66 ficaram feridas durante confrontos entre manifestantes e a polícia, anunciou o Hospital Central de Maputo (HCM).

OC

Moçambique: Bispos de África Austral criticam violência sobre população e pedem que «bem comum» prevaleça sob «interesses particulares, partidários e de grupo»

Moçambique: Bispos pedem «manifestações pacíficas» e apelam ao respeito pela vida, à paz e tolerância

 

 

Partilhar:
Scroll to Top