Natal: Francisco recebeu «grande colmeia» de trabalhadores no Vaticano e pediu às famílias «respeito, escuta e cuidado»

Papa valorizou trabalho dos empregados da Santa Sé e do Governatorato do Estado da Cidade do Vaticano 

Foto: Vatican Media

Cidade do Vaticano, 21 dez 2024 (Ecclesia) – O Papa Francisco recebeu hoje em audiência os empregados, da Santa Sé e do Governatorato do Estado da Cidade do Vaticano, de quem valorizou o trabalho, e pediu às famílias o “respeito, a escuta e o cuidado” recíproco.

“(A família é) A primeira comunidade onde, desde a infância, se conjugam a fé, a Palavra de Deus e os Sacramentos, onde se aprende a cuidar uns dos outros e a crescer juntos no amor, em todas as idades. Por isso, encorajo-vos – pais, filhos, avós e netos – a permanecer sempre unidos, próximos uns dos outros e à volta do Senhor: no respeito, na escuta, no cuidado uns dos outros. E, recomendo, também na oração em conjunto, porque sem a oração não se pode ir para a frente, nem mesmo em família”, pediu aos participantes no encontro, no Vaticano.

Francisco sugeriu às famílias que se detenham junto do presépio para “dar graças a Deus pelos dons, para pedir ajuda para o futuro e para renovar o afeto uns pelos outros diante do Menino Jesus”.

Abordando o trabalho, junto dos trabalhadores dos vários organismos da Santa Sé, o Papa assinalou a semelhança com uma “grande colmeia”, que diariamente se encontra “nas ruas e pátios da Cidade do Vaticano, nos corredores e escritórios dos vários Dicastérios e nos vários lugares de serviço”.

Foto: Vatican Media

“Hoje estão aqui em traje de festa, com as cores vivas e variadas da celebração. Durante o resto do ano, o vestuário é diferente: casacos, gravatas, fardas, jardineiras, aventais e muitas outras peças que caracterizam as responsabilidades de cada um”, assinalou, mostrando “duas faces diferentes de uma mesma beleza: a de quem constrói com os outros e para os outros algo de bom para todos”.

“Em Nazaré, poucos sabiam, quase ninguém, mas na oficina do carpinteiro, juntamente com e através de tantas outras coisas, a salvação do mundo estava a ser construída por artesãos! E o mesmo, em sentido semelhante, se aplica a vós, que com o vosso trabalho quotidiano, nos nazaretes escondidos das vossas tarefas particulares, contribuis para levar a humanidade inteira a Cristo e para difundir o seu Reino no mundo inteiro. É um trabalho precioso o que fazeis”, destacou.

Francisco convidou todos os participantes a celebrarem o “ano prestes a começar: o Ano Santo da Esperança”.

LS

Partilhar:
Scroll to Top