Francisco pede ainda comutação da pena de morte para condenados nos EUA
Cidade do Vaticano, 08 dez 2024 (Ecclesia) – O Papa renovou hoje o seu apelo a um cessar-fogo global até ao Natal, altura em que se inicia o próximo Jubileu na Igreja Católica, e à comutação da pena de morte para condenados nos EUA.
“Apelo aos governantes e à comunidade internacional para que cheguem à festa de Natal com um cessar-fogo em todas as frentes de guerra”, disse, desde a janela do apartamento pontifício, após a recitação da oração do ângelus.
Francisco convidou os peregrinos presentes na Praça de São Pedro a rezar “pela paz na martirizada Ucrânia, no Médio Oriente, na Palestina, em Israel, Líbano, agora na Síria, em Mianmar, no Sudão do Sul, e onde quer que se sofra com a guerra, por causa da violência”.
A Síria conheceu novos desenvolvimentos na guerra civil que se vive no país desde 2011.
Segundo o Observatório Sírio dos Direitos Humanos (OSDH), o presidente Bashar al-Assad, deixou o país, perante a ofensiva rebelde, que começou a entrar em Damasco, depois de ter conquistado várias outras cidades no país.
Francisco recordou ainda, na sua intervenção, os prisioneiros que estão no “corredor da morte”, nos Estados Unidos.
“Rezemos para que a sua sentença seja comutada, alterada. Pensemos nestes nossos irmãos e irmãs, peçamos ao Senhor a graça de os salvar da morte”, declarou.
As Nações Unidas alertaram em outubro para o aumento do número de execuções nos EUA; a pena de morte foi abolida em 23 estados norte-americanos e outros seis têm moratórias em vigor.
OC