Encontro mundial de jovens regressa à Ásia, 32 anos depois, de 3 a 8 de agosto de 2027







Lisboa, 03 ago 2025 (Ecclesia) – A JMJ vai regressar à Ásia em 2027, de 3 a8 de agosto de 2027, com a edição internacional na capital da Coreia do Sul, anunciou hoje o Papa, no final do Jubileu dos Jovens.
A Jornada Mundial dos Jovens, que Lisboa acolheu em agosto de 2023, vai decorrer em Seul, com o tema ‘Tende Coragem, Eu venci o mundo’.
Manila (Filipinas) foi até ao momento a única cidade asiática a receber a Jornada Mundial da Juventude (10-15 de janeiro de 1995), detendo ainda o recorde de participantes, estimado em mais de 5 milhões de pessoas.
“Depois deste Jubileu, a peregrinação de esperança dos jovens continua e levar-nos-á à Ásia. Renovo o convite que o Papa Francisco fez em Lisboa há dois anos. Jovens de todo o mundo vão reunir-se com o sucessor de Pedro para celebrar a Jornada Mundial da Juventude em Seul, Coreia, de 3 a 8 de agosto de 2027”, disse Leão XIV, esta manhã, perante mais de um milhão de pessoas reunidas na esplanada de Tor Vergata, arredores de Roma.
É precisamente a esperança que habita nos nossos corações que nos dá a força para proclamar a vitória de Cristo Ressuscitado sobre o mal e a morte. E nisto, vós, jovens peregrinos da esperança, sereis testemunhas até aos confins da terra.”
O Papa marcou encontro com os jovens, em Seul: “Continuemos a sonhar juntos, a esperar juntos”.
A Jornada Mundial da Juventude nasceu por iniciativa de São João Paulo II, após o sucesso do encontro promovido em 1985, em Roma.
Nesse Ano Internacional da Juventude, o Papa polaco escreveu uma Carta Apostólica aos jovens do mundo (31 de março de 1985) e depois anunciou a instituição da Jornada Mundial da Juventude (20 de dezembro de 1985)
Este é um acontecimento religioso e cultural que reúne jovens de todo o mundo, durante uma semana.
Cada JMJ realiza-se, anualmente, a nível diocesano (inicialmente no Domingo de Ramos e atualmente na solenidade litúrgica de Cristo-Rei), alternando com um encontro internacional, numa grande cidade; até hoje houve 15 edições internacionais em quatro continentes.
OC