Francisco encontrou-se com os bispos da Conferência Episcopal da Bósnia-Herzegovina
Cidade do Vaticano, 16 mar 2015 (Ecclesia) – O Papa encontrou-se hoje com os bispos da Conferência Episcopal da Bósnia-Herzegovina, a quem pediu que apostem na ação social e no diálogo entre culturas e religiões.
“A sociedade em que viveis tem uma dimensão multicultural e multiétnica e é-vos confiada a missão de ser pais de todos, ainda que na limitação material e na crise em que vos encontrais”, declarou Francisco, que vai visitar Sarajevo no próximo dia 6 de junho.
A intervenção mostrou preocupações com a situação social e económica de um país que ainda sente as consequências da guerra civil que atingiu a região dos Balcãs, nos anos 90 do século XX.
“Encorajo as iniciativas que possam alargar a presença da Igreja para lá do perímetro litúrgico, assumindo com fantasia qualquer outra ação que possa incidir na sociedade”, referiu o Papa.
“Todas as pessoas têm necessidade, mesmo sem o saber, de encontrar Jesus Cristo”, acrescentou.
Francisco manifestou aos bispos da Bósnia-Herzegovina o apoio da Igreja Católica aos seus programas em favor dos que vivem no país, “sem qualquer distinção”.
“Encorajo-vos a não poupar energias para apoiar os fracos, ajudar – das formas em que isso for possível – os que têm desejos legítimos e honestos de permanecer na sua terra natal, a socorrer a fome espiritual de quem acredita nos valores indeléveis nascidos do Evangelho”, acrescentou.
O Papa concluiu com uma homenagem aos “mártires e confessores” da fé ao longo da “atribulada” história da Bósnia.
OC