Encontro foi dinamizado pelos Vicentinos, nos seus 400 anos de fundação

Cidade do Vaticano, 16 nov 2025 (Ecclesia) – O Papa almoçou hoje com 1300 pessoas, no Auditório Paulo VI assinalando o Dia Mundial dos Pobres, num encontro dinamizado pelos Vicentinos, nos seus 400 anos de fundação.
Leão XIV chegou após a recitação do ângelus e sentou-se numa mesa montada no centro, perto do palco, após dirigir-se aos participantes: “É com grande alegria que nos reunimos nesta tarde para este almoço, neste dia tão desejado pelo nosso amado predecessor, o Papa Francisco. Um forte aplauso para o Papa Francisco”.
“Desejamos também a bênção do Senhor a tantas pessoas que sofrem devido à violência, à guerra e à fome, e que hoje possamos celebrar esta festa em espírito de fraternidade”, acrescentou.
O pontífice esteve antes na Gruta de Lourdes, onde cumprimentou um grupo de pobres que almoçavam nos Jardins do Vaticano.
Os convidados deste domingo receberam um kit de higiene pessoal contendo também um pequeno panettone de boas festas, oferta dos Padres Vicentinos.




A iniciativa ficou ainda marcada pela entrega das chaves de bronze às famílias da Campanha ‘13 Casas’.
“Desde as casas construídas para quem não as tem, até ao pão partilhado à mesa do Papa, a Família Vicentina renova o seu compromisso de caminhar ao lado dos pobres como ‘peregrinos de esperança’ no mundo, especialmente durante este ano jubilar”, destacam os Padres Vicentinos, num comunicado enviado à Agência ECCLESIA.
A Campanha ‘13 Casas’, que é promovida pela ‘Aliança Famvin com os Sem-Abrigo’ (FHA), da Família Vicentina, levou “beneficiários de oito países” a Roma, numa peregrinação jubilar do Ano Santo 2025, onde está o projeto peruano ‘Villa San Vicente’, benzido em 2019 pelo atual Papa, quando D. Robert Francisc Prevost era bispo de Chiclayo.
As “chaves de bronze” representam “mais de 130 projetos em 79 países, com 2786 habitações construídas e mais de 11 030 pessoas beneficiadas desde 2018”.
Várias entidades contribuíram para a organização (fornecimento de camisolas e T-shirts, mesas, toalhas, assistência técnica para a instalação das cozinhas e doces) e confeção deste almoço que foi servido por 70 missionários Vicentinos de 13 países, incluindo Portugal, e 130 membros da Família Vicentina.
O encontro foi animado com momentos musicais e músicas clássicas da tradição napolitana, interpretados por 100 rapazes e raparigas do bairro Rione Sanità de Nápoles, que participam nos programas educativos e musicais Sanitansamble e Tornà a Cantà.
CB/OC
Vaticano: Papa pede compromisso contra pobreza e denuncia «globalização da impotência»
