Francisco fala em sofrimento «tremendo» que afeta populações inocentes
Cidade do Vaticano, 09 nov 2023 (Ecclesia) – O Papa alertou hoje, no Vaticano, para a “tragédia” que afeta as populações de Israel e da Palestina, num encontro com responsáveis católicos.
“Infelizmente, estamos a assistir à tragédia que se desenrola precisamente nos lugares onde o Senhor viveu, onde nos ensinou, através da sua humanidade, a amar, a perdoar e a fazer o bem a todos. E, em vez disso, vemo-los dilacerados por um sofrimento tremendo que afeta sobretudo tantos inocentes, tantos mortos inocentes”, referiu, num discurso aos participantes no Conselho da Ordem Equestre do Santo Sepulcro de Jerusalém.
Francisco mostrou-se “espiritualmente unido” a todos os que sentem a “grande dor da Igreja Mãe de Jerusalém, implorando o dom da paz”.
A intervenção centrou-se na importância da formação para os que aspiram entrar na Ordem, tendo em vista “responder às necessidades da Terra Santa de modo contínuo e adequado”.
“Sois chamados a ser uma Ordem que, forte na própria identidade, participa no mistério da caridade da maneira mais bela, aberta e disponível, pronta a assumir os serviços que o Senhor requer através das necessidades dos nossos irmãos e irmãs: desde a educação das crianças nas escolas até à solidariedade concreta com as categorias mais frágeis, como os idosos, os doentes, os refugiados”, precisou.
O Papa destacou a necessidade de contrariar o “paradigma tecnocrático”, propondo a prática da caridade com “inteligência e imaginação”.
OC