Vaticano: Papa alerta para perigos do narcisismo

Francisco pede que padres tenham relação próxima com Jesus

Cidade do Vaticano, 11 jan 2014 (Ecclesia) – O Papa alertou hoje no Vaticano para os perigos do “deus Narciso”, pedindo que os padres evitem o narcisismo e mantenham uma relação próxima com Jesus, que é a sua “força”.

“Qual é o lugar de Jesus Cristo na minha vida sacerdotal? Uma relação viva, de discípulo e mestre, de irmão, de pobre homem e Deus, ou uma relação algo artificial, que não vem do coração”, questionou, na homilia da missa a que presidiu na capela da Casa de Santa Marta.

Francisco centrou a intervenção na missão dos sacerdotes, pedindo que estes resistam às “coisas artificiais” e à “vaidade”.

“Nós fomos ungidos pelo Espírito e quando um sacerdote se afasta de Jesus Cristo pode perder a unção”, advertiu, acabando por ser “untuoso” em vez de “ungido”.

Sem essa relação com Jesus, prosseguiu, os padres não têm nada para dar aos outros.

“Nós, sacerdotes, temos muitos limites, somos pecadores, todos. Mas se formos ter com Jesus Cristo, se procurarmos o Senhor na oração – a oração de intercessão, a oração de adoração -, seremos bons sacerdotes, ainda que sejamos pecadores”, explicou.

Francisco advertiu para figuras como o “padre-empresário”, que fogem ao essencial do sacerdócio, elogiando os que “deram a sua vida, verdadeiramente, como sacerdotes”.

“Aquilo que nos salva da mundanidade e da idolatria que nos faz untuosos, aquilo que nos conserva na unção, é a relação com Jesus Cristo. Hoje, a vós que tivestes a gentileza de vir concelebrar aqui comigo desejo isto: perdei tudo na vida, mas não percais esta relação com Jesus Cristo”, concluiu.

RV/OC

[[v,d,,]]

 

Partilhar:
Scroll to Top
Agência ECCLESIA

GRÁTIS
BAIXAR