Francisco mostra-se preocupado com «ventos de guerra» que chegam da Província de Idlib
Cidade do Vaticano, 02 set 2018 (Ecclesia) – O Papa Francisco alertou hoje no Vaticano para o perigo de uma nova “catástrofe humana” na Síria, perante a iminente ofensiva militar na Província de Idlib, reduto rebelde.
“Ainda sopram ventos de guerra e chegam notícias inquietantes sobres os riscos de uma possível catástrofe humana na amada Síria, na Província de Idlib. Renovo o meu forte apelo à comunidade internacional e a todas as partes envolvidas, para que se valham dos instrumentos da diplomacia, do diálogo e das negociações”, declarou, desde a janela do apartamento pontifício, após a recitação da oração do ângelus.
Francisco disse seguir estes acontecimentos “com dor” e pediu “respeito pelo Direito Humanitário internacional, para salvaguardar as vidas dos civis”.
Milhares de civis saíram nesta sexta-feira às ruas para se manifestarem contra uma ofensiva militar do exército governamental e da Rússia, no noroeste da Síria; o regime de Damasco fala numa operação antiterrorista.
O Observatório Sírio de Direitos Humanos estima que desde o início da guerra na Síria, em 2011, se tenha registado a morte de 350 mil pessoas no país, além de milhões de deslocados internos e refugiados.
OC