Leão XIV recebeu peregrinação jubilar da Estónia, convidando cristãos a rezar pela paz

Cidade do Vaticano, 24 out 2025 (Ecclesia) – O Papa denunciou hoje “a lógica da guerra” na Europa, apresentando a paz e o diálogo como respostas cristãs ao conflito e à violência.
“Hoje, como bem sabem, ainda vemos a lógica da guerra a ser perpetrada na Europa. Peço que rezem fervorosamente pela paz”, declarou, num discurso dirigido a peregrinos provenientes da Estónia, recebido no Vaticano no âmbito do Ano Santo dedicado à esperança.
O apelo surge poucas semanas após a beatificação, em Talin, do arcebispo jesuíta Eduard Profittlich (1890-1942), martirizado durante a perseguição religiosa sob o regime soviético, e perante representantes da Igreja Luterana da Estónia e de outros crentes, que acompanharam a peregrinação jubilar ao Vaticano.
“O vosso testemunho ecuménico, que só pode crescer através da peregrinação conjunta, é um reflexo bem-vindo do próprio testemunho do Beato Eduardo e é a antítese do ódio que foi tão tragicamente visível durante a perseguição da Igreja pelo regime soviético”, declarou o Papa.
Na mesma intervenção, Leão XIV convidou os fiéis a fazer da peregrinação um tempo de descoberta interior e compromisso ativo com o bem comum.
“Rezo para que, ao visitarem os vários locais sagrados, a vossa esperança nas promessas do Senhor seja fortalecida, para que possam regressar a casa cheios de alegria”, disse.
“Espero que estejam prontos para partilhar a vossa fé com aqueles que encontrarem, proclamando o Evangelho de forma simples todos os dias”, acrescentou.
OC
