Novo livro reúne intervenções e discursos de Leão XIV em volta de dez palavras-chave

Cidade do Vaticano, 13 nov 2025 (Ecclesia) – O Papa alerta, em texto inédito divulgado hoje o Vaticano, para as “injustiças estruturais” que geram desigualdades crescentes entre ricos e pobres.
“Não podemos continuar a tolerar injustiças estruturais, as quais permitem que quem mais tem tenha cada vez mais e, pelo contrário, que quem menos tem se torne cada vez mais pobre”, escreve Leão XIV, na introdução ao livro ‘A força do Evangelho. A fé cristã em 10 palavras’, que vai ser publicado a 20 de novembro pela Livraria Editora do Vaticano (LEV).
O novo volume, organizado por Lorenzo Fazzini, diretor editorial da editora vaticana, reúne intervenções e discursos do Papa em torno de dez palavras-chave que definem a experiência cristã: Cristo, coração, Igreja, missão, comunhão, paz, pobres, fragilidade, justiça e esperança.
Num texto em que identifica a fraternidade e o desejo de comunhão como caminhos de superação dos extremismos, o Papa sublinha: “Reconhecermo-nos irmãos é o antídoto a todo o radicalismo”.
“Odiar e responder com violência é como percorrer um plano inclinado: a miséria alastra-se entre os povos”, acrescenta.
O novo livro visa oferecer uma síntese espiritual do magistério de Leão XIV e será apresentada em vários encontros públicos promovidos pela LEV, sublinhando o “carácter universal de um pontificado centrado na fraternidade e na justiça social”, indica uma nota enviada à Agência ECCLESIA.
Ainda hoje, o Papa enviou uma mensagem aos participantes da 31ª Conferência Industrial Argentina, que se realiza em Buenos Aires, sublinhando a doutrina social da Igreja, segundo a qual “a economia não é um fim em si mesma, mas antes um aspeto essencial, embora parcial, do tecido social, no qual se desenvolve o plano de amor de Deus por cada ser humano”.
“O bem comum exige que a produção e o lucro não sejam procurados isoladamente, mas que se orientem para a promoção integral de cada homem e mulher”, indica Leão XIV.
OC
