Vaticano: Papa alerta para «injustiças estruturais» e desigualdades crescentes, em novo livro

Obra reúne intervenções e discursos de Leão XIV, a partir de dez palavras-chave

Foto: Vatican Media

Cidade do Vaticano, 20 nov 2025 (Ecclesia) – O Papa alerta, num livro publicado hoje, para as “injustiças estruturais” que geram desigualdades crescentes entre ricos e pobres.

“Devemos olhar de frente para o nosso mundo: já não podemos tolerar injustiças estruturais pelas quais quem mais tem, tem sempre mais, e vice-versa, quem menos possui, empobrece cada vez mais”, escreve Leão XIV, na introdução à obra ‘A força do Evangelho. A fé cristã em 10 palavras’, lançada pela Livraria Editora do Vaticano (LEV).

“O ódio e a violência correm o risco, como um plano inclinado, de transbordar até que a miséria se espalhe entre os povos”, acrescenta.

O novo volume, organizado por Lorenzo Fazzini, diretor editorial da editora vaticana, reúne intervenções e discursos do Papa em torno de dez palavras-chave que definem a experiência cristã: Cristo, coração, Igreja, missão, comunhão, paz, pobres, fragilidade, justiça e esperança.

Num texto em que identifica a fraternidade e o desejo de comunhão como caminhos de superação dos extremismos, o Papa sublinha: “Reconhecermo-nos irmãos é o antídoto a todo o radicalismo”.

Leão XIV destaca na introdução que “dez palavras não são muitas, mas podem iniciar uma reflexão sobre a riqueza da vida cristã”.

O Papa começa por destacar a “centralidade de Cristo”, falando da fé não como “o esforço titânico de alcançar um Deus sobrenatural, mas acolhimento de Jesus”.

O Senhor não é um ser mágico nem um mistério incognoscível, Ele aproximou-se de nós em Jesus, naquele homem nascido em Belém, morto em Jerusalém, ressuscitado e vivo hoje. Hoje! E o mistério do cristianismo é que este Deus deseja unir-se a nós, aproximar-se de nós, tornar-se nosso amigo. Para que nós nos tornemos Ele.”

Leão XIV desafia os cristãos a ser “testemunhas” da fraternidade no mundo de hoje, “marcado por tantas guerras”.

“A Igreja, casa de povos diferentes, pode tornar-se sinal de que não estamos condenados a viver em conflito perpétuo e pode encarnar o sonho de uma humanidade reconciliada, pacificada, concordante”, indicou.

O novo livro visa oferecer uma síntese espiritual do magistério de Leão XIV e vai ser apresentado em vários encontros públicos promovidos pela LEV, sublinhando o “carácter universal de um pontificado centrado na fraternidade e na justiça social”, informa o Vaticano.

OC

Partilhar:
Scroll to Top