Vaticano: Papa alerta para «falsos profetas»

Francisco apela a uma «purificação» do coração para imitar humildade de Jesus

Cidade do Vaticano, 07 jan 2014 (Ecclesia) – O Papa Francisco disse hoje no Vaticano que os católicos devem “vigiar” o seu coração para distinguir o que “vem de Deus” e recusar as mensagens de “falsos profetas”.

“Colocai à prova os espíritos para discernir se vêm realmente de Deus, porque muitos falsos profetas vieram ao mundo. Profetas, proferias ou propostas como ‘Eu tenho vontade de fazer isto’. Se isso não leva ao Senhor, afasta dele”, observou, na homilia da missa a que presidiu na capela da Casa de Santa Marta.

As celebrações matutinas passaram a contar com a participação de pequenos grupos de fiéis das paróquias de Roma.

Francisco comparou o coração humano a um “mercado local”, onde se “encontra de tudo”, frisando que para “permanecer no Senhor” é necessário distinguir o que é bom e o que é mau.

“Todo o espírito que reconhece Jesus Cristo, vindo na carne, é de Deus; todo o espírito que não reconhece Jesus não é de Deus, é o espírito do anticristo”, precisou, pedindo que os cristãos sejam capazes de “reconhecer o caminho de Jesus”.

Francisco destacou a necessidade de viver numa atitude de “abaixamento, humildade, humilhação pura” e “serviço aos outros”, como marca da fé em Jesus.

Nesse sentido, o Papa disse que se um pensamento leva as pessoas pelo “caminho da suficiência, da vaidade, do orgulho, pelo caminho do pensamento abstrato, não é de Jesus”.

“Pensemos nas tentações de Jesus no deserto: as três propostas que o demónio faz são propostas que queriam afastá-lo desse caminho, do caminho do serviço, da humildade, da humilhação, da caridade”, acrescentou.

Francisco convidou os presentes a fazerem uma pergunta: “Coloco à prova o que penso, o que quero, o que desejo, ou apanho tudo?”.

RV/OC

[[v,d,,]]

Partilhar:
plugins premium WordPress
Scroll to Top