Vaticano: Papa alerta para «dolorosa» realidade dos jovens licenciados que saem do país em busca de emprego

Francisco falou aos participantes de um congresso mundial sobre pastoral universitária

Cidade do Vaticano, 02 nov 2016 (Ecclesia) – O Papa Francisco alertou no Vaticano para o drama de muitos jovens licenciados que têm de deixar os seus países em busca de oportunidades no mercado de trabalho.

“É doloroso que jovens preparados sejam obrigados a abandonar os seus próprios países porque não encontram possibilidades de inserção”, disse o Papa argentino, durante uma audiência com os participantes do 4.º Congresso Mundial de Pastoral para Estudantes Internacionais, que terminou esta sexta-feira em Roma.

A iniciativa, promovida pelo Conselho Pontifício para a Pastoral dos Migrantes e Itinerantes, destacou ainda a necessidade de uma Igreja Católica mais atenta aos desafios dos muitos alunos que estudam longe do seu país .

De acordo con o documento final do encontro, enviado hoje à Agência ECCLESIA, “são hoje cerca de 5 milhões os jovens que deixaram a sua terra de origem para concluirem os seus estudos superiores em diversas instituições académicas do planeta”.

Na sua intervenção, o Papa Francisco apontou a importância de “formar de modo ético as novas gerações”.

Por sua vez, peritos do setor, capelães de instituições universitárias e agentes pastorais puseram em evidência “o desafio cultural, religioso e humano que marca o contexto académico atual, e de modo particular o que diz respeito à pastoral dos estudantes internacionais”.

Para os participantes no encontro, “é fundamental uma pastoral que acompanhe pessoalmente os estudantes, que os coloque no centro do seu programa de atividades, que os faça promotores de novas iniciativas, sem nunca esquecer a riqueza que surge do contacto entre jovens das mais variadas religiões”.

Foi também apontado como essencial trabalhar para que os jovens estudantes cristãos sejam não só agentes de “evangelização” nos países onde estão mas possam ainda encontrar no seu meio espaço para partilharem “as suas esperanças, dificuldades e projetos”, sem cairem no “anonimato” e no “sofrimento” de quem está “longe dos seus familiares”.

Muitos dos jovens que deram o seu testemunho neste certame partilharam “momentos” em que “num ambiente diferente, se sentiram deslocados e confusos”.

O 4.º Congresso Mundial de Pastoral para Estudantes Internacionais foi promovido desde 28 de novembro pelo Conselho Pontifício para a Pastoral dos Migrantes e Itinerantes.

No evento, que teve como tema “A Alegria do Evangelho do Papa Francisco: desafios morais no mundo dos estudantes internacionais para uma sociedade mais salutar”, marcaram presença 130 pessoas, vindas de 36 paises dos cinco continentes.

JCP

Partilhar:
Scroll to Top