Vaticano: Papa alerta jornalistas para «mundo fragmentado e polarizado», e pede «experiências dos vulneráveis, dos marginalizados»

Leão XIV destaca que «é urgente» regressar às questões do coração, na era da «ascensão da inteligência artificial»

Foto Santuário de Nossa Senhora de Lourdes (SNDL)-Pierre Vincent; Encontros Internacionais de São Francisco de Sales (arquivo)

Cidade do Vaticano, 21 jan 2026 (Ecclesia) – O Papa incentivou os jornalistas a “retransmitem as experiências dos vulneráveis, dos marginalizados”, num mundo fragmentado e polarizado, numa mensagem à Federação dos Meios de Comunicação Católicos da França, pelo seu Encontro Internacional São Francisco de Sales, em Lourdes.

“Como profissionais dos media inspirados pelos valores católicos, encorajo-vos a serem semeadores de boas palavras, amplificadores de vozes que procuram corajosamente a reconciliação, desarmando corações de ódio e fanatismo”, lê-se na mensagem de Leão XIV, publicada esta quarta-feira, na sala de imprensa da Santa Sé.

Aos membros da Federação dos Meios de Comunicação Católicos da França que estão reunidos em Lourdes, o Papa pede “sejam as antenas que captam e retransmitem as experiências dos vulneráveis, dos marginalizados”, dos que estão sozinhos e que anseiam pela alegria de se sentirem amados, num mundo fragmentado e polarizado.

A 29.ª edição dos Encontros Internacionais de São Francisco de Sales têm como tema ‘Comunicação social católica, comunicação social para quem?’, entre hoje e sexta-feira.

Leão XIV começa por afirmar que “é urgente” regressar às questões do coração, “à centralidade das boas relações e à capacidade de ligação com os outros sem excluir ninguém”, na atual “era” marcada pela “ascensão da inteligência artificial”, incluindo no campo da comunicação.

“E esta necessidade urgente encontra a sua resposta no serviço da verdade que os meios de comunicação católicos podem oferecer a todos, mesmo àqueles que não acreditam”, acrescenta na mensagem, assinada pelo secretário de Estado do Vaticano, o cardeal Pietro Parolin.

Cartaz: Federação dos Meios de Comunicação Católicos Franceses

O Papa destacou aos jornalistas católicos franceses a inspiração que é o padre Jacques Hamel, “uma testemunha da fé, até à morte”, a quem dedicaram um prémio para jornalistas empenhados na promoção da paz e do diálogo inter-religioso; a edição 2026 do Prémio Padre Jacques Hamel é apresentada esta quinta-feira.

“Acreditou sempre no valor do diálogo e da escuta paciente e recíproca. O Padre Hamel estava convicto da necessidade urgente de estarmos próximos uns dos outros, sem exceção. Para nos conhecermos, precisamos de nos encontrar sem nos deixarmos intimidar pelas diferenças, prontos para sermos desafiados por quem somos e naquilo em que acreditamos”, destacou Leão XIV.

A 26 de julho de 2016, o padre francês Jacques Hamel, octogenário, foi assassinado durante a celebração da Missa, na igreja de Saint-Etienne-du-Rouvray, próximo de Rouen, no norte de França, por fundamentalistas islâmicos, que foram abatidos pelas forças da policia.

“Que o seu exemplo vos incentive a serem buscadores da verdade no amor que tudo explica, artífices de uma palavra que acolhe, de uma comunicação capaz de reunir o que está quebrado, um bálsamo para as feridas da humanidade.”

A Federação dos Meios de Comunicação Católicos da França está a realizar a 29.ª edição dos Encontros Internacionais de São Francisco de Sales, que começaram esta quarta-feira, decorre de 21 a 23 de janeiro, em Loures, e são uma parceria com a Signis e o Dicastério para a Comunicação da Santa Sé.

A Igreja Católica celebra o dia litúrgico de São Francisco de Sales, padroeiro dos jornalistas, a 24 de janeiro, quando o Vaticano divulga a mensagem do Papa para o Dia Mundial das Comunicações Sociais, este ano, a 60.ª edição, tem como tema ‘Preservar Vozes e Rostos Humanos’.

O Dia Mundial das Comunicações Sociais foi a única celebração do género instituída pelo Concílio Vaticano II (Decreto «Inter Mirifica», 1963) sendo assinalada na maioria dos países no domingo que antecede a Solenidade de Pentecostes – este ano, a 24 de maio.

CB/

Inteligência artificial: Tema da mensagem do Papa para o Dia Mundial das Comunicações Sociais apresentado em Évora

Partilhar:
Scroll to Top